5 dicas para arrasar nas redações escolares

 

Redigir um bom texto nem sempre é fácil, né? Mas não é impossível! Com treino, paciência e estudo, certamente você vai arrasar! Que tal dar uma espiada em algumas dicas que preparamos? Vamos lá, você consegue! Tome nota e bora escrever!

Pontuação

Sim, você já deve ter ouvido isso um milhão de vezes. Mas conselho bom nunca é demais, né? Não deixe de pontuar bem o seu texto. Os símbolos ortográficos (ponto final, vírgula; exclamação, interrogação, entre outros) são fundamentais para garantir a boa compreensão daquilo que está querendo expressar por meio da escrita. Dedique um tempo para estudar as regrinhas de pontuação e capriche na hora de compor a redação.

Preste atenção ao tipo de composição

Qual é o tipo de redação que seu professor está pedindo? Uma dissertação, uma descrição ou uma narração? Entender isso é fundamental para não errar no formato! Uma rápida pesquisa sobre “Tipos de redação” dará a você alguns insights a respeito.

Começo, meio e fim

(Especialmente para textos dissertativos – aqueles em que você defende uma ideia)

Antes de começar a escrever a redação, pense em como estruturará o texto. Siga o seguinte esquema: Introdução > Desenvolvimento > Conclusão. Lembre-se de que o conteúdo deve ter uma sequência lógica e compreensível. Primeiro, introduza o leitor ao “problema”, à “situação”; na sequência, conduza-o aos argumentos de sua tese; depois, ao fechamento da dissertação.

Não se contradiga

Há uma palavra muito interessante quando o assunto é redação: “coerência”. Coerência significa que há conexão entre os fatos e ideias apresentadas. Você não pode começar o texto afirmando uma coisa para logo contradizê-la.Seja coerente! Dessa forma, evitará que seu leitor fique confuso e, consequentemente, não tirará aquela nota ruim no boletim!

Evite a prolixidade

Sabe aqueles textos chatos que são longos, entediantes e não chegam a nenhuma conclusão. Então, provavelmente esses textos sofrem de prolixidade! Evite frases, parágrafos e ideias desnecessárias. Seja objetiva e clara. Assim, seu texto ficará mais leve e gostoso de ler. •

Veja também:

Para quem quer arrasar na aula de inglês (ou de outro idioma)

Compartilhe!:

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *