Adolescência: fase de escolhas

kaboompics.com_Girl at the water 2

A adolescência é uma das fases mais fascinantes da vida. É nesse período que passamos por grandes transformações, não só em nosso corpo, mas, também, na forma de enxergar o mundo e de se relacionar com as pessoas. É um período marcado por importantes escolhas que podem fazer a diferença em todo o nosso futuro. Escolher bem as amizades é uma delas.

Infelizmente, muitos jovens acabam indo para um caminho perigoso e cheio de ciladas por se envolverem com pessoas de má reputação e comportamento. É imenso o número de adolescentes que estão presos no vício das drogas, do cigarro e da bebida, que se tornaram pais e mães solteiros, que se meteram na criminalidade ou que estão perdendo oportunidades bacanas, pois se deixaram influenciar por quem não quer nada com a vida. Talvez você conheça alguém que “desandou” depois que faz más amizades.

Pode ser que conheça uma história como esta:

“Fulano até que era um cara legal e com um futuro promissor, mas, hoje, vai mal nos estudos, desrespeita os pais e professores, é rebelde e não faz nada o dia inteiro. Tudo começou quando ele passou a se envolver com um grupinho de caras barra pesada”.

Pode ser que conheça histórias mais leves do que essa, mas uma coisa é certa e merece sua atenção: “Tome cuidado com quem você faz amizade”.

Para analisar se o seu amigo é do tipo que faz bem para você, faça a si mesma essas cinco perguntas:

  1. – Tal “amiga/o” está influenciando-me positivamente?
  2. – Demonstra respeito às outras pessoas, a mim e a si mesma?
  3. – É verdadeira e honesta?
  4. – O que meus pais e professores falam dela?
  5. – Ela diz boas palavras que demonstram um coração bondoso, uma mente sadia e um estilo de vida decente?

Se alguma de suas respostas for negativa, é melhor tomar cuidado e reavaliar essa amizade. É claro que você não vai menosprezar as pessoas e se achar melhor do que elas. Nada disso! A questão é simplesmente a seguinte: seja seletiva e cuidadosa ao escolher quem irá influenciar você.

Verdadeiros amigos querem o nosso bem e nos motivam a ser a cada dia melhores. Eles nos ajudam a crescer e colaboram para o nosso sucesso. Por isso, esteja acompanhada por quem é assim! Você pode fazer as escolhas certas, pois você já é uma adolescente! 🙂

Compartilhe!:

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *