E aí, com ou sem sutiã?

Foto-Karime Xavier

Eu já uso há tanto tempo que não lembro mais como foi o primeiro dia em que usei, deve ter sido lá pelos meus 13 anos, porque era do tipo magricela. Enquanto minhas amigas já exibiam suas primeiras desenvolturas eu ficava olhando no espelho e torcendo para que meu “broto mamário”, virasse logo um seio bonito. Se você tá passando por esta fase ou já passou entende bem do que estou falando. Apesar da gente falar hoje para as nossas adolescentes “tenha paciência, logo o seu corpo vai se transformar e tudo ficará mais proporcional”, na verdade a gente quer dizer “é complicado, parece que esta fase dura uma eternidade”.

Mas aí tem uma parte boa que vocês mesmo vão descobrir – e não adianta eu como mãe soprar isso – quando crescerem vão ter imensa saudade de todos estes momentos.  A oportunidade pra falar deste tema, surgiu porque eu dividi este dilema com uma garotinha. Desta vez, não tô falando da minha Catarina, que apesar da precocidade com maquiagem, está longe de usar sutiã, mesmo já orgulhosamente dizendo aos três anos “mamãe, já tenho peitinhos”. Eu estou falando pra vocês da minha afilhada, a Talya que tem 9 anos.
Fazia um tempo que não a via – moro em sampa e ela tá lá em Santa Catarina –, quando entrei no banheiro uma cena: – Vou com ou sem sutiã?

Na hora já fui logo perguntando se estava doendo, apertando até que eu disse: “Mas afinal, por que você tá usando sutiã?” Com aquela cara de interrogação, ficamos as duas, ali, paradas, olhando para o espelho sem respostas. Estávamos de saída, não havia muito tempo pra reflexão e a Talya decidiu que ia sem: “-Tá um pouco apertado dinha, incomoda”.

Neste dilema, que é totalmente nosso, fui eu novamente perguntar para as minhas amigas, pro senhor Google: Afinal, quando é hora de usar o primeiro sutiã? Entre vários artigos super bacanas e entre experiências de outras mulheres, resumo pra vocês as seguintes situações, que nos alertam quando é conveniente usarmos esta peça. Vai aí meu check-list, vê onde tu se enquadra e leve em consideração que o importante é se sentir confortável e feliz.

  1. A primeira regra é: sutiã serve para dar sensação de conforto e proteção.
  2. Se o seu seio ainda só está na primeira fase de desenvolvimento, opte por aqueles de malha, microfibra, sem bojo. Ficará menos chamativo e você atende o objetivo de não ficar com o bico do seio a mostra na roupa.
  3. Passou dos 13 anos e nada do seu corpo dar sinal? Então pode ser a hora de ir ao médico para saber o que pode estar impedindo o crescimento. Mas fica tranquila, porque para algumas meninas isso é mais tardio.
  4. Uma mama pode ficar maior que a outra. Calma, isso também faz parte do desenvolvimento, até você atingir a fase adulta, a diferença ficará imperceptível.
  5. Não se CURVE! Postura meninas, além do que isso é sério, pode no futuro prejudicar a coluna. Não tenha vergonha do seu corpo. Se você desenvolveu já muito os seus seios capriche num sutiã adequado e cuidado com as blusas, algo não tão decotado te deixará mais à vontade.
  6. Pra acertar, abuse dos sutiãs de algodão e microfibra. Deixe os de renda para a fase adulta, ou ainda, aposte nos que tenham forro. Conforto sempre deve falar mais alto.
  7. Nas aulas de educação física o sutiã é indispensável, meninas. Pois, além de se sentir mais segura, eles protegem as glândulas mamárias.
  8. Tá na dúvida acha que ainda não é hora de encarar um sutiã? Uma alternativa é usar os topes de malhas.

Pra encerrar, um recado para compartilhar com os meninos:
Peguem leve com suas irmãs, primas e amigas. O corpo fala, mas a gente deve respeitar este momento. Já pensou se a gente também ficasse falando da voz de vocês (que oscila pra caramba na adolescência) ou das penugens que começaram a aparecer no que vocês chamam já de “cavanhaque”? Além do que, vocês têm de ser cavalheiros. Nada de ficar puxando o sutiã das nossas princesas, isso dói tá?

Foto: Karime Xavier – Folhapress

Compartilhe!:

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *