oi su. eu estou com uma duvida ultimamente e nao sei a resposta ao certo, entao pensei em voce. bom, a dúvida é o seguinte, no salmo 91 que diz sobre o Esconderijo do Altissimo diz tambem que quem habita nele mal nenhum o alcançara, e a minha duvida esta bem aí. entao, quer dizer que cristaos nao podem sofrer? como acidentes, perdas, doenças, sempre pensei que fossemos corpo fisico entao estamos sujeitos a isto – habitando no Senhor ou não – mas ja ouvi dizerem que o cristão que sofre acidente de avião, carro, etc… é porque nao esta no esconderijo do altissimo, e eu realmente nao consigo entender. minha opiniao é que devemos lutar para habitar nesse esconderijo mas mesmo se habitarmos podemos sofrer males, pois até jesua sofreu. isto, poderia me ajudar? Abraços. M.

Hello, M.! Gostei muito de você ter percebido que o salmo 91 não pode ser lido de forma literal (ao pé da letra). Afinal, se Jesus que é nosso Senhor sofreu aqui na terra, por que nós não sofreríamos? Não acredite, portanto, nessas conversas de que alguém está passando por dificuldade simplesmente porque não está buscando a Deus. Às vezes, as pessoas sofrem justamente porque estão andando com Deus (pense, por exemplo, nos cristãos que são perseguidos em outros países por causa de sua fé). Além disso, uma vez que aceitamos Cristo como Salvador, nós já estamos sempre no esconderijo do Altíssimo, ou seja, debaixo do cuidado de Deus. Não precisamos nos esforçar para isso – é graça de Deus. Nosso “trabalho”, é viver de acordo com essa verdade, sem sair por aí procurando encrenca, rsrs.

E, ainda quanto ao salmo 91, incialmente pode dar mesmo a impressão de que, se você andar perto de Deus, absolutamente nada de ruim lhe acontecerá. No entanto, ao olhar para a vida de muitas pessoas dedicadas a Deus, vemos que não é bem assim. Elas ficam doentes, sofrem acidentes e até são perseguidas por causa de sua fé. Em outras palavras, ser filha de Deus não torna você indestrutível, nem imune às dificuldades e tristezas normais da vida.

Quer dizer que o salmista mentiu ou exagerou ao escrever essas palavras? De jeito nenhum! Salmos são poesias que, muitas vezes, têm o objetivo de mostrar uma realidade espiritual mais ampla. Aqui, a intenção é mostrar que Deus nos guarda de muitos perigos e males (mas não de todos). E, mesmo quando acontecem coisas ruins, Deus continua a ser nosso abrigo. Quando passamos por dificuldades, somos consoladas e fortalecidas por Deus. Nada pode nos separar do amor de Deus (veja Romanos 8). Não precisamos ter medo de que as provações nos destruirão, pois nunca estamos sozinhas. Por maiores que sejam as tribulações, não temos motivo para ficar ansiosas, pois o Deus Todo-poderoso está cuidando de nós. Ao lado dele, nossa história tem um final feliz garantido – uma eternidade com ele.

Boas leituras e meditações da palavra – e até a próxima!

 

Kisses,

Su

Compartilhe!:

Posts Relacionados