Oi Sú, tudo bem? Espero que sim. Minha pergunta é: Por onde e como devo começar a ler a Bíblia? Gostaria de ter uma “sequência”, porque na Bíblia, uma história meio que “entra” na outra. M.

Hello, M.! Boa pergunta! De fato, muitas das histórias da Bíblia são ligadas entre si. Apesar disso, é possível ler histórias isoladas, desde que você entenda onde elas se encaixam na história maior.

Em minha opinião, um bom começo seria ler os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) e Atos dos Apóstolos. Esses cinco livros contam diferentes partes da história de Jesus e dos primeiros cristãos. Outros livros bem interessantes são Gênesis, Êxodo, Josué, Rute, 1 e 2Samuel e Ester.

Para entender o que há por trás de cada livro (a cultura, os acontecimentos históricos, para quem o livro foi escrito originalmente), eu recomendo que você use uma Bíblia de estudos e/ou um comentário bíblico.  Aqui vão dois exemplos de materiais de estudo que eu gosto: http://www.mundocristao.com.br/produto/487/Coment%C3%A1rio-B%C3%ADblico-Popular—Novo-Testamento e http://www.mundocristao.com.br/produto/789/A-B%C3%ADblia-de-estudo-anotada-expandida-(Marrom-escuro-claro). Mas se você fizer uma pesquisa online, encontrará mais uma porção de auxílios desse tipo. Você pode perguntar a líderes e professores em sua igreja se eles têm Bíblias e comentários para lhe emprestar.

Escolha, também, uma versão da Bíblia que seja fácil de entender, como a NTV, NBV, NTLH ou A Mensagem. Ah, e não se sinta na obrigação de ler certo número de capítulos de cada vez. O mais importante é compreender o que você está lendo e ficar atenta para o que Deus quer lhe falar por meio do texto.

E, sempre que surgir alguma dúvida em sua leitura, fique à vontade para escrever. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su

Compartilhe!:

Posts Relacionados