Olá Su. Como faço para deixar de ser egoísta? Eu sou mais ou menos egoísta. Na verdade sou mais egoísta com minha família. Não que eu me ache melhor do que ninguém. Mas as vezes fico alheio ao meu redor. E às vezes reclamo quando minha mãe pede para eu fazer algo, ou e faço com cara emburrada. L.

Hello, L.! A raiz de nosso egoísmo e de nossa indisposição de servir outros é falta de confiança na bondade de Deus. Explico. Quanto mais nos acreditamos que Deus conhece todas as nossas necessidades e quanto mais nós confiamos que ele é bom e, portanto, que ele não vai deixar faltar coisa alguma que seja verdadeiramente importante para nós, menos nós precisamos pensar em nós mesmos e nos preocupar com nossas coisas. Afinal, se Deus está cuidando de nós de forma perfeita e bondosa, que motivo temos para pensar em nós mesmos?

Se acreditamos de verdade que somos perfeitamente amadas, aceitas e acolhidas por Deus, não precisamos nos preocupar em defender nossos interesses ou garantir nosso próprio bem-estar. Voltamos toda nossa atenção para nós mesmos e deixamos de olhar para o mundo em volta porque imaginamos que Deus não é bom ou não é poderoso o suficiente para cuidar de nós – e portanto, precisamos gastar tempo, energia, esforço e recursos para cuidar de nós mesmas. Se eu confio na provisão de Deus, posso dividir meus bens com outros. Se eu confio na generosidade de Deus, posso ser generosa com outros – inclusive no serviço e no tempo que ofereço para eles. Aliás, quando pensamos mais demoradamente sobre o tamanho do amor e da bondade de Deus, temos o desejo de demonstrar gratidão e amor por ele. E sabe como fazemos isso? Demonstrando gratidão e amor pelas pessoas ao nosso redor. Procurando oportunidades de servir outros, mesmo quando é inconveniente para nós.

Não estou dizendo que isso acontece automaticamente, por mágica. Todos nós temos dificuldade de parar de olhar para o próprio umbigo e desenvolver uma disposição de servir outros. Mas, cientes daquilo que Cristo fez por nós, podemos buscar ajuda constante de Deus para demonstrar nossa obediência e gratidão por meio de uma atitude generosa e disposta a servir. E isso começa em casa. Se dependermos de nossa própria inclinação e natureza humana, nunca teremos vontade de fazer nada por ninguém. Mas lembre-se de que temos o Espírito Santo de Deus dentro de nós. O mesmo poder que criou o Universo e ressuscitou Jesus dos mortos habita dentro de nós e com certeza pode nos capacitar para que superemos nosso egoísmo e desenvolvamos uma atitude de serviço e generosidade.

Como tudo na vida cristã, é um processo. Leva tempo, exige dedicação e dependência total de Deus. Portanto, da próxima vez que você tiver de ajudar em casa, peça para Deus trazer a sua mente tudo o que ele fez por você. Jesus deixou toda a glória do seu para vir e morrer por você. Essa é a atitude que o Espírito quer desenvolver em seu coração. E, mesmo que você não sinta vontade imediata, agradeça a Deus pela oportunidade de servir sua família. Com o tempo, com prática e com muita ajuda de Deus, esse egoísmo começará a dar lugar a uma nova disposição que Deus vai formar dentro de você.

 

Kisses,

Su

Compartilhe!:

Posts Relacionados