Olá Su. Graça e paz. Como ser mais organizada? Tenho dificuldades com planejamentos, organizações, objetivos, prioridades, etc. Por exemplo: hora para dormir e acordar, fazer atividade física, orar, ler a bíblia. E uma curiosidade: Você e seu marido limpam e organizam a casa, e lavam/passam roupas, ou você tem faxineira, diarista? Desde já, obrigada, L.

Hello, L.! Lembra-se do que conversamos sobre fazer atividade física e outras coisas que você não tem vontade? A ideia é mesma: é pegar é fazer! Como diz o pessoal da Nike: Just do it 🙂

Eu sei que parece meio simplista, mas não existe fórmula mágica para ser mais organizada e disciplinada.

Um bom começo é você fazer uma lista de suas atividades diárias e semanais, marcando ao lado quanto tempo você precisa para cada uma (preste atenção nisso nos próximos dias).

Em seguida, no seu telefone ou em um papel crie uma agenda com todos os horários. Por exemplo: 7 h – Levantar, fazer higiene matinal, tomar café; 8h30 às 10h – estudar; 10h15 às 11h30 – caminhar. E por aí vai. Coloque um alarme para cada atividade no seu celular. E, então, pedindo ajuda e forças de Deus, faça a atividade indicada naquele horário. A energia que você iria gastar inventando desculpas para si mesma, pensando na preguiça que está sentindo, refletindo sobre como é difícil, etc., precisa ser canalizada para fazer o que você se propôs. Lembre-se de que nós não existimos para fazer nossas próprias vontades e agradar a nós mesmas. Existimos para agradar e servir ao Senhor. Quando nossas decisões e esforços são norteados pela consciência desse fato, nossa rotina muda de figura. Encontramos muito mais realização e satisfação. E, o que é muito importante: agimos na dependência de Deus, e não de nossas próprias forças ou motivação. Decida e faça! E, se possível, tenha alguém a quem você presta contas de sua rotina e que possa orar com você, cobrá-la de um jeito positivo e motivá-la. Isso ajuda um monte! Assim como livrar-se de um vício, tem uma porção de outras coisas que é complicado a gente tentar fazer sozinha. Deus nos criou para ajudarmos uns aos outros.

E, quanto à nossa rotina aqui em casa, a gente aplica o princípio que eu acabei de descrever para você. Temos dias definidos para fazer determinadas tarefas e uma tarde para a faxina. De tempos em tempos, chamamos alguém para ajudar com alguns serviços mais pesados, mas a maior parte do serviço é a gente mesmo que faz. Felizmente, meu marido é uma pessoa super esclarecida, que entende que o serviço da casa é para ser dividido de forma justa, sem frescura. Sou muito grata a Deus por isso! 🙂
Anime-se, pois é possível tornar-se mais organizada e produtiva. Deus me ajudou a fazer várias mudanças nesse sentido ao longo dos anos e pode ajudar você também!
Que o Senhor guie e abençoe suas decisões e seus esforços, minha amiga!

Até a próxima!

 

Kisses,

Su

Compartilhe!:

Posts Relacionados