Olá Su. O que fazer para dizer sempre a verdade sem ofender e nem magoar ninguém. Por exemplo se uma amiga perguntar se eu acho ela bonita e eu não achar, o que eu digo?. L.

Hello, L.! Não sei se é possível dizer sempre a verdade e nunca ofender nem magoar ninguém – isso porque a gente não controla os sentimentos dos outros. De qualquer forma, é preferível magoar alguém por ter sido sincera do que magoar por ser falsa. Mesmo que a pessoa não perceba a falsidade de imediato, cedo ou tarde ela aparece de alguma forma.

No exemplo que você deu, é uma questão de mudar a forma de pensar. Raciocine comigo: se Deus criou todos nós e se Deus não cria nada mais ou menos, significa que todos nós somos bonitos de algum modo, ainda que alguém não agrade nosso senso estético (que, aliás, é super condicionado pela mídia e pela sociedade em geral). Algumas pessoas se tornam “feias” porque não têm acesso aos cuidados mais básicos de nutrição e saúde. Outras, em razão de doenças ou deformidades. Mas, se pensarmos com calma, veremos que ninguém é inerentemente feio. E, sem dúvida, deve ter alguma coisa que você acha bonita em sua amiga (os olhos? o cabelo? as unhas? a pele?), mesmo que o conjunto não satisfaça seu conceito de beleza.

Além disso, quando uma pessoa é realmente sua amiga, você é capaz de enxergar beleza nela como um todo, que vai muito além da aparência. Eu posso dizer para você com a mais absoluta sinceridade que todas as minhas amigas são lindas, pois admiro, aprecio e respeito todas elas. Pensando desse forma, se sua amiga hipotética perguntar se você a considera bonita, você vai ser capaz de responder com sinceridade que sim!

Agora, pensemos em outra situação. Se sua amiga fizer uma besteira monumental, e vier perguntar se você aprova o que ela fez, aí é hora de dizer, de forma delicada mas clara (sem rodeios), que você não concorda com ela. Se ela se magoar, paciência. Uma amizade que desmorona por causa de sinceridade expressada com amor não é muito forte.

E, para terminar, devemos sempre buscar sabedoria de Deus para todas as nossas palavras. Ele pode nos dar o equilíbrio de honestidade e tato necessário para ser sincera sem ser grossa.

Até a próxima!

 

Kisses,

Su

Compartilhe!:

Posts Relacionados