Por que ler a Bíblia é importante?

A Bíblia é uma coleção de livros única, pois foi inspirada pelo próprio Deus que criou os céus, a terra, o ser humano, o universo e tudo o que nele existe! Para escrevê-la, ele inspirou cerca de 40 homens, de estilos e classes sociais diferentes, num período de aproximadamente 1.600 anos (de 1.500 a.C. a 100 d.C.). A unidade espantosa desses registros nos deixa claro que a Bíblia não é uma coleção de livros comum, mas, sim, uma obra sobrenatural, da qual o próprio Deus é o autor. Que privilégio é ter uma Bíblia e poder ler seu conteúdo!

Atualmente, existem Bíblias com linguagem de fácil entendimento, ideal para que os mais jovens entendem as lições nela escritas. Uma dessas Bíblias é a NVT – Nova Tradução Transformadora, traduzida de forma que crianças, jovens e adultos possam estudá-la sem problemas com palavras difíceis. Para conhecer a NVT, clique aqui. É claro que sempre podemos pedir ajuda a alguém mais experiente para nos explicar algum ponto que não entendemos bem ou para nos dar dicas bacanas para o estudo. Especialmente para os jovens, é aconselhável começar a estudá-la pelo Novo Testamento.

A Bíblia é um livro maravilhoso. Ela alimenta a nossa fé e nos dá orientação para lutar contra o pecado. Ela é um verdadeiro presente de Deus. Abaixo, listamos mais algumas informações acerca dessa obra magnífica. Com a Bíblia podemos aprender…

A vontade de Deus: Deus é um Pai tão bondoso que se preocupou em deixar um verdadeiro manual de vida para nós. Como Criador do ser humano, ele sabe o que é bom e o que não é. Por isso, Deus inspirou diversas pessoas para escrever a Bíblia. Nela, ele nos orienta a dar passos certos, evitando erros que podem colocar nossa vida, saúde e integridade em perigo.

O caminho da sabedoria: A Bíblia traz uma série de conselhos para que vivamos de maneira plena, feliz e tranquila. O livro de Provérbios, por exemplo, é repleto de ensinamentos importantes para quem quer dar passos certos na vida, evitando ciladas. Inclusive, na Bíblia, aprendemos que Deus dá sabedoria àqueles que lhe pedem! Está escrito assim: “Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá. Ele não os repreenderá por pedirem. Mas, quando pedirem, façam-no com fé, sem vacilar, pois aquele que duvida é como a onda do mar, empurrada e agitada pelo vento” (Tiago 1.5-6). Quer se tornar mais sábia? Leia a Bíblia e peça a Deus para dar mais sabedoria a você!

O amor de Deus por nós: A Bíblia deixa claro que somos muito amadas por Deus. Ele nos amou a tal ponto que enviou seu Filho, Jesus, para morrer em nosso lugar, para pagar por nossos pecados. Ele ressuscitou vitorioso e dá a esperança da vida eterna a cada um de nós. Imagine que amor grandioso! De fato, a Bíblia é uma verdadeira carta de amor de um Deus poderoso e bom que quer o melhor para cada ser humano.

O passado e o futuro: A Bíblia é um verdadeiro livro de história que remonta à criação do mundo e a diversos eventos importantes que aconteceram desde então. Ela também fala acerca do futuro, de quando todos os filhos de Deus viverão em eterna alegria, para sempre com ele nos céus. É muito bom nutrir no coração essa expectativa, pois haverá um dia em que já não haverá choro, tristeza, morte ou dor. Deus preparou um futuro lindo para todos os que o amam e lhe obedecem.

O caminho da salvação: Na Bíblia aprendemos a importância de entregarmos nossa vida a Jesus, vivendo de acordo com a boa vontade dele. Ele deseja que todos sejam salvos. Se você quer entregar sua vida a Jesus, arrependa-se de seus pecados e peça-lhe para vir morar em seu coração. O Pai ficará feliz com essa decisão e lhe dará o privilégio de ser chamada filha de Deus! Você pode orar assim: “Pai, eu me arrependo dos meus pecado. Entrego minha vida ao Senhor e peço que venha fazer morada em meu coração. Ajuda-me a entender a sua vontade e a viver de forma correta. Oro em nome de Jesus, meu Senhor e Salvador. Amém.” Se você fez essa oração, abra um sorriso feliz e saiba que é uma filha muito querida pelo Pai Celestial.

Como Deus é lindo, não é mesmo?!

Leia a sua Bíblia. Não a deixe de lado, empoeirada, sem dar-lhe a devida atenção. Desfrute desse presente que Deus dá a você e aprenda mais sobre as maravilhas que ele planejou especialmente para seus filhos! •

Você também vai gostar de ler:

Para quem quer aprender a orar

Compartilhe!:

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *