Hello, M.! Puxa, amiga, sinto muito por você. Preciso confessar que às vezes eu também tenho vontade de dormir em cultos longos. Nada de errado com isso e Deus entende nossas limitações e não nos condena!
Primeiro, você só vai a esse culto ou vai ao de domingo também? Teria como conversar com sua mãe e ver se dá para ficar só com o de domingo? Em sua idade (12 anos), é super natural sentir mais cansaço e mais sono, especialmente no meio da semana, que já tem outras atividades na escola, etc. Quem sabe você pode explicar para sua mãe que é melhor ir só ao culto de domingo e prestar bastante atenção do que ficar exausta e só “de corpo presente” no culto de quarta-feira.
Segundo, se você realmente tiver de ir aos cultos de quarta, existem algumas coisas que podem ajudá-la a lidar com a sonolência: (1) Procure tirar um cochilo rápido no final da tarde, antes de ir para a igreja. (2) faça um lanche leve (não uma refeição pesada) antes de sair para a igreja, mas algo que sustente o suficiente para você não ficar com fome do meio do culto. (3) Sente-se perto de uma janela ou de um lugar bem ventilado durante o culto. Lugares abafados dão ainda mais sono! (4) Leve para a igreja um caderno e um lápis para fazer anotações sobre a mensagem. Você também pode ler a passagem bíblica sobre a qual o pastor está pregando e anotar dúvidas e observações a respeito do texto. Pode sublinhar as passagens que mais chamarem sua atenção e pode fazer pequenos desenhos que a ajudem a lembrar-se do conteúdo da mensagem. (5) Ore de olhos abertos. É, eu sei que é uma sugestão meio estranha, mas às vezes é mais fácil nos concentrarmos desse jeito. Claro que muitos cristãos foram ensinados a fechar os olhos para evitar distrações enquanto oram, mas às vezes, quando bate a sonolência, é melhor ficar de olhos abertos, voltados para o chão, para seu colo ou para sua Bíblia em vez de tirar um cochilo, rsrs.
Por fim, se você cochilar em um culto, saiba que isso não é pecado, não é fraqueza espiritual e não há nada de errado com você. É só cansaço! Aliás, só por curiosidade, leia Atos 20.7-13. J
Kisses,
Su