Querida A.B., achei bem legal sua pergunta, pois trata de um assunto superimportante: nossa fé nunca deve ser baseada em sentimentos, mas sim no conhecimento da verdade. Os sentimentos variam muito, como você mesma descreveu. Isso é absolutamente normal e Deus entende. Agora, se nosso relacionamento com Deus depender apenas de como nos sentimos, vai ser inconstante mesmo.
De fato, vai acontecer de você falar com Deus várias vezes em um dia e só uma ou duas vezes no dia seguinte – tudo bem. Claro que Deus quer estar sempre presente em nossos pensamentos, mas isso vai acontecer naturalmente à medida que o conhecermos cada vez melhor, especialmente ao ler a Bíblia e ao prestar atenção nos presentes dele ao nosso redor e expressarmos gratidão.
Podemos criar certos hábitos que nos ajudam a ser mais constantes, mas precisamos lembrar que alguns dias não vamos sentir a presença de Deus, não ter vontade de falar com ele e não vamos ter um “pico” de adoração, louvor e outras experiências espirituais. Se você estudar os profetas e até mesmo os discípulos de Jesus, vai ver que isso acontecia com eles.
Isso não significa que devemos nos acomodar e deixar as coisas correrem de qualquer jeito, mas significa que dependemos da graça, da misericórdia e da ajuda de Deus para andarmos com ele – e não de nossas forças e sentimentos.
Aqui vão algumas dicas para ajudá-la a apegar-se à verdade de Deus mesmo quando os sentimentos não estiverem presentes. Reflita sobre essas sugestões e veja quais você pode aplicar a sua vida e, se quiser continuar a conversa, é só escrever novamente!
- Fale com Deus ao longo do dia, a qualquer momento. Desenvolva o hábito de orar enquanto escova os dentes, toma banho, vai pra escola, faz as unhas, etc. Esse é o “orar sem cessar” da Bíblia.
- Olhe ao redor e veja quantos presentes, grandes e pequenos, Deus lhe dá todos os dias. Agradeça constantemente por isso. Eu tenho um caderno que uso para anotar os presentes de Deus. Tem de tudo na lista, desde o pão do café da manhã até uma florzinha que eu vi na calçada, os amigos, a família, etc., etc. A gratidão é uma das maneiras mais poderosas de mantermos a comunhão com Deus, pois ela reconhece que dependemos dele para tudo e que ele nos ama demais da conta!
- Leia trechos curtos da Bíblia ao longo do dia, cole papeizinhos com versículos em lugares que você veja sempre, repita esses versículos em sua mente. Peça para Deus lhe dar muita criatividade para perceber a presença dele em cada instante e para que esse relacionamento com ele seja contínuo, e não apenas em um momento devocional ou na hora do culto. Deus quer ser o centro da sua rotina, e ele é o maior interessado em ajudá-la a voltar seus pensamentos para ele continuamente.
- Se você tem celular, ou um relógio com alarme, coloque esse alarme para tocar algumas vezes durante o dia para você se lembrar da presença de Deus, para expressar gratidão e reconhecer o cuidado dele. Nesses momentos, faça uma pausa curta, respire fundo, preste atenção no ar entrando e saindo de você. Aquiete seus pensamentos e diga para Deus: “Estou aqui, Senhor”. E deixe Deus fazer o resto!
- Se você estiver passando por uma dificuldade, precisar de coragem para um desafio ou paciência para uma situação complicada, peça para Deus! Essa também é uma forma de reconhecer sua dependência no cuidado dele.
- E, mesmo que você more em uma cidade grande, pode sempre olhar em volta e buscar a revelação de Deus na natureza (no céu, nas árvores, nos pássaros, nas plantas). A natureza reflete quem Deus é. Só precisamos prestar atenção.
Ufa! Quanta coisa, não? Espero que algumas dessas ideias ajudem você a refletir e a começar mudanças em sua vida. Mas lembre-se, em todas essas coisas, dependemos totalmente da ajuda e das forças do Espírito Santo que habita dentro de nós!
Kisses,
Su