Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida A., não se angustie, pois às vezes a facilidade para se irritar é parte da personalidade, e é possível aprender a administrar isso. Em outras ocasiões, pode ser intensificada pelas variações hormonais da puberdade e por outros motivos, como pressões na escola e conflitos na família.

E, felizmente, muitas vezes aquilo que sentimos não corresponde à realidade. Se você aceitou Cristo como seu Salvador, pela graça de Deus, você está sendo transformada em uma pessoa cada vez melhor de acordo com os padrões de Deus. Ele olha para você e já a vê como você vai ser quando estiver vivendo com ele para sempre. Não é o máximo? Lembre-se disso quando vierem pensamentos negativos a respeito de si mesma.

Agora, Deus também quer trabalhar em nossa vida aqui, no presente, e ajudar a ter cada vez mais paz, melhor convívio com os outros e menos conflitos. Portanto, em vez de ficar se condenando, dedique suas energias a pedir ajuda para Deus. Coloque-se à disposição dele, para que ele transforme seu coração do jeitinho que ele achar melhor. Se você dedicar tempo para falar com Deus, contar para ele todos os seus sentimentos e pensamentos e convidá-lo a participar de sua vida, e também dedicar tempo a ouvir o que ele tem a dizer na Bíblia e no seu coração, as mudanças vão começar a acontecer de modo natural, de dentro para fora.

Existe, porém, algumas coisas que você pode fazer para ajudar enquanto esse processo está em andamento. Aqui vão algumas sugestões:

  1. Uma vez por semana, faça um jejum de palavras. Escolha uma momento em que você estará em casa e não precisará conversar nada importante com outras pessoas e use-o para ficar em silêncio. Você pode começar com uma hora e aumentar para duas ou três. Avise sua família e, nesse período, não fale com ninguém, não atenda ao telefone, não troque mensagens de texto nem converse online. Use esse tempo para ler, orar (pedindo auxílio de Deus nessa área) e meditar e para realizar qualquer outra atividade que não exija conversa. Esse exercício ajudará você a pensar antes de falar.
  2. Quando precisar “desestressar”, em vez de sair falando coisas para todo lado, tranque-se no seu quarto, pegue algumas folhas de papel e escreva nelas tudo que lhe vier à mente. Não se preocupe em acertar na gramática ou escrever com letra bonita. E não se preocupe se saírem algumas palavras e pensamentos feitos no papel. A ideia é fazer uma “faxina” da sua mente sem jogar isso em cima de outras pessoas. Deus já sabe o que está em seu coração, e ele não vai se assustar de ver essas coisas no papel. Escreva sem parar, até se acalmar e não ter mais o que dizer. Então, pique as folhas de papel em pedaços beeeeem pequenos e jogue fora. Faça esse exercício sempre que se sentir irritada, frustrada, etc. No começo é meio estranho, mas ajuda bastante!
  3. Quando começara se sentir impaciente, vá para um lugar sossegado, feche os olhos, respire bem fundo e bem devagar várias vezes e peça para Deus ajudá-la naquele momento. É impressionante como essa pausa para respirar faz diferença!

Faça essas experiências (não desista se não forem um sucesso imediato – dê tempo para Deus trabalhar em você) e, se quiser, depois volte para contar como está indo.

E, quanto à questão de sua menstruação, eu não sou médica, então não tenho como lhe dizer ao certo o que está acontecendo. Em minha opinião, o ideal seria marcar uma consulta com a ginecologista e conversar com ela só para se informar melhor e se tranquilizar, ok?

E, sempre que quiser conversar, estamos à disposição!

 

Kisses,

Su