E aqui concluímos nossa série sobre bons hábitos de leitura! Fizemos uma jornada fascinante! Aplausos para você que chegou até aqui. 👏🏼 👏🏼 👏🏼🏆
Ah, mas se você não viu as dicas anteriores, não se preocupe. Logo abaixo estão os links para as dicas anteriores. 😉
Dica nº 4: Entenda a intenção do autor
Dica nº 5: Ache as partes mais importantes do livro
Dica nº 6: Faça marcações rápidas e inteligentes
Dica nº 7: Faça um resumo do livro
Dica nº 8: Lembre-se do que você leu
Esta série é inspirada em uma sequência de vídeos publicados no Instagram da MC, apresentados por Pedro Pamplona (@pedromcp), pastor, teólogo e youtuber apaixonado por livros. Pedro é apresentador do canal RE:VIEW e é conhecido por publicar vídeos, cursos e conteúdos interessantíssimos voltados a quem deseja ler melhor.
E que venha a dica nº 10!
Leia boas ficções
Um livro de ficção é aquele que conta uma história imaginária, ou seja, que não retrata fatos da realidade propriamente dita. Nesse tipo de literatura, a imaginação não tem limites! Os contos de fadas, as histórias fantásticas, os dramas que retratam mundos paralelos e as aventuras em cenários inexistentes, como Harry Potter, As crônicas de Nárnia e os heróis da Marvel, são exemplos de obras de ficção.
Importante: Ficção não é fuga da realidade. Pelo contrário, a ficção nos faz ver a realidade com outros olhos, pois viabiliza a criatividade, a inovação, a engenhosidade e a inventividade diante de fatos reais. É um recurso para quem deseja fortalecer o “pensamento fora da caixa”.
Alguns benefícios da literatura ficcional:
- 1º Explora experiências humanas abstratas que talvez não poderíamos vivenciar no mundo real;
- 2º Nos ajuda a avaliar os dilemas, as vitórias e os fracassos dos personagens, trazendo insights para nossas próprias experiências. Tipo: “Esse personagem agiu assim, mas não achei legal. No lugar dele, faria diferente”.
- 3º A ficção nos fornece grandes exemplos do que é belo, bom e nobre. Tipo: “Já aqui, aquele outro personagem foi bacana. Gostei. Ele deu bom exemplo!”.
- 4º Nos encoraja a lutar contra o mal e a resolver nossos conflitos;
- 5º Nos proporciona a apreciação da criatividade humana e influencia o desenvolvimento da nossa própria criatividade;
- 6º Instiga o nosso imaginário, ou seja, nos estimula a pensar artisticamente;
- 7º Apresenta boas ilustrações que auxiliam na comunicação: Textos bem escritos — ou seja, aqueles que nos fazem entrar na história — são repletos de elementos que desenvolvem a compreensão do idioma, ampliam o vocabulário e favorecem a transmissão de ideias.
- 8º A literatura de ficção é um bom entretenimento, que nos faz “viajar”. Aliás, existe uma frase que diz: “Quem lê viaja?”. Pois bem, é assim mesmo!
Mãos à obra!
Agora que você conhece os Bons hábitos de leitura, que tal escolher um livro e começar a sua aventura hoje mesmo? Vamos lá, arrisque!
Você também vai gostar de ler:
Como saber se uma série da TV não é para você?
Divergente, Insurgente… e a questão dos “rótulos”
Posso ler quadrinhos, mangás ou assistir a animes?