Hello, I.! Nada de pânico! A primeira coisa suuuuperimportante que você precisa saber é que ninguém neste mundo consegue se livrar sozinho de um vício. Outras pessoas passam por desafios parecidos e recebem ajuda de Deus. Eu sei por experiência própria o quanto é fácil a gente gastar mais tempo do que deve com internet, celular e outras coisas mais e acabar se dedicando menos às coisas mais importantes. As dicas a seguir têm me ajudado a encontrar mais equilíbrio e espero que ajudem você também:
- Entregue essa questão para Deus e peça socorro para ele. Deus quer nos dar moderação e gosta de atender a essas orações (no tempo e do jeito dele, é claro).
- Pense em formas alternativas de ocupar seu tempo. Às vezes, a gente fica grudada na internet ou no telefone porque não pensa em outras atividades. Você gosta de esportes, arte, trabalhos manuais? Já pensou em fazer trabalho voluntário na sua igreja ou em uma ONG? Você ajuda seus pais nas tarefas domésticas? Mude o foco de si mesma para outros e veja como você pode ser de ajuda para eles.
- Existe alguma coisa deixando você ansiosa, triste, estressada? Às vezes esses “vícios” são uma forma de fugir de coisas difíceis. Se é o seu caso, peça orientação e ajuda para seus pais.
- Desligue o computador e deixe o celular em modo avião (ou desligado) durante períodos cada vez maiores. Por exemplo, nos primeiros dois ou três dias, desligue tudo por uma hora, depois duas horas, e assim por diante.
- Marque um horário definido por dia para trocar mensagens de texto e navegar na internet (por exemplo, das duas às três da tarde). Avise alguém e peça para essa pessoa supervisionar você e ajudá-la a desligar tudo quando terminar a hora marcada.
- Saiba que você não vai fazer isso com suas próprias forças, mas com as forças de Deus. Saiba, também, que a vontade de usar seu telefone e o computador não vai passar de um dia para o outro. Livrar-se de um vicio é um processo lento e longo, que tem recaídas, mas que não é impossível.
Eu tenho descoberto que, quanto menos tempo passo usando telefone e internet, menos vontade tenho de usá-los. Por isso, de vez em quando faço um “jejum” de um dia ou mais dessas coisas. De repente é algo que pode ajudar você também.
Deus pode livrar você desses hábitos e ajudá-la a dedicar-se mais a seus estudos e outras atividades. Peça para ele e não desista!
Kisses,
Su