Hello, L.! Excelente pergunta! Trata de uma questão bem controversa hoje em dia e nos leva a refletir sobre os planos de Deus para nossa sexualidade.
Para começar, é bom entender que, por vezes, o desinteresse por sexo é resultado de uma série de fatores – abuso na infância ou adolescência, problemas familiares, questões fisiológicas (p. ex., hormonais), uma visão distorcida do sexo e até uma reação à erotização excessiva de nossa sociedade. Nesses casos, há espaço para lidar com essas questões para que a pessoa curta bons relacionamentos com o sexo oposto.
Além disso, uma porção de “variações” da sexualidade está super na moda hoje e existe até uma glamourização (tipo, é super chique!) de algumas delas – inclusive da assexualidade. Isso acaba levando algumas pessoas a adotar esse estilo de vida sem nem mesmo entender o motivo.
A Bíblia dá espaço para a escolha assexual desde que ela seja feita no contexto de oração, de sujeição à vontade de Deus e de dedicação a outras atividades. Na Primeira Carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo trata de questões de celibato (manter-se solteiroe não ter sexo) no capítulo 7. Ele fala da ideia de permanecer solteiro para dedicar-se mais inteiramente à pregação do evangelho, como ele próprio fez. Diz que algumas pessoas receberam de Deus a vocação para não se casarem (lembre-se de que, na Bíblia, sexo e casamento andam juntos). A meu ver, algumas pessoas que recebem esse dom, por vezes também recebem de Deus um interesse sexual menor. Não se trata, portanto, de um desvio de conduta nem de pecado.
Em minha opinião, usando essa passagem e outras da Bíblia (por exemplo, Mt 19.12) como referência, podemos dizer que o importante é o coração/a motivação. Se, de fato, a pessoa recebeu de Deus o dom de celibato, tudo bem. Agora, se ela está reagindo a alguma experiência negativa, a ideias equivocadas a respeito de sexo ou simplesmente “entrando na onda” de outros, é hora de conversar com Deus e reavaliar quais são os planos que ele tem para a vida dela.
Por isso é tão importante não generalizar, mas se relacionar pessoalmente com cada um e ver com o princípio bíblico se aplica à vida daquele indivíduo – sempre pedindo muita sabedoria e clareza de Deus.
Kisses,
Su