Puxa vida, B., imagino como essa situação esteja sendo difícil pra você! Em minha opinião, valeria a pena você tentar conversar com seus pais sobre essa questão e expressar para eles o quanto essa rotina está deixando você triste. Mesmo que você já tenha procurado falar com eles antes, tente outra vez. Fale com Deus e peça para ele ajudar você a ter as palavras e a atitude certa. Explique as coisas para seus pais com calma, sem levantar a voz e sem fazer acusações e ou exigências. Apenas conte para eles como você está se sentindo e procure chegar a um acordo de pelo menos alguns programas de vez em quando. Quanto mais maturidade você demonstrar e quanto mais você cumprir os acordos que fizer com eles, aos poucos eles terão mais razão de confiar em você e ver que você não é mais uma garotinha (às vezes os pais demoram a entender, isso, rsrs). Se você achar que vai ser difícil se expressar com calma pessoalmente, escreva uma carta para eles. Deus pode lhe dar o modo correto de colocar suas ideias, de um jeito respeitoso, mas também sincero.
E, mesmo que eles digam não logo de cara, não desista de voltar a esse assunto novamente – sempre com muita calma e respeito.
Enquanto você mora com seus pais, precisa viver de acordo com as regras deles, mas isso não quer dizer que você precisa engolir tudo. Sempre vale a pena buscar espaço para diálogo!
Saiba, ainda, que Deus se preocupa imensamente com você e que ele entende o que você precisa nesse momento. Ele prometeu suprir todas as nossas necessidades – no tempo e do jeito dele. Confie nisso!
E, sempre que quiser trocar uma ideia, é só passar aqui. Estamos à disposição!
Kisses,
Su