Orar com a Bíblia nos momentos de preocupação

Você já orou com a Bíblia? Aliás, sabe o que significa isso de… orar com a Bíblia? Hummm… vamos lá: é simples, edificante, inspirador e muito, muito bom.

Como orar com a Bíblia?

Encontre um trecho da Palavra de Deus que fale ao seu coração ou que tenha a ver com o momento que está atravessando. Ao encontrá-lo, dedique alguns minutos para refletir acerca do que o texto diz. Depois, converse com o Pai acerca do que acabou de aprender com a leitura e reflexão.

Hoje, vamos orar com a Bíblia seguindo o texto de Filipenses 4.6-7, que nos ensina a lidar com a preocupação. Refletiremos primeiramente; depois, oraremos. Vamos, lá?

Orando com a Bíblia em Filipenses 4.6-7

Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez.

Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.

Filipenses 4.6-7, NVT

  Este texto nos ensina que:

  • Não precisamos viver preocupadas com nada, pois temos um Deus Todo-poderoso a quem recorrer;
  • Podemos pedir ao Pai aquilo de que precisamos;
  • Ele pode nos dar uma paz surpreendente, que não depende das circunstâncias;
  • Ele pode acalmar nosso coração e nossa mente, guardando-os em Cristo Jesus.

Modelo de oração:  

[Vamos fazer de conta que você está preocupada com uma prova da escola, por exemplo].

Querido Deus, estou muito preocupada com a prova de matemática na segunda-feira. Eu tenho estudado e me esforçado, mas sinto enorme dificuldade de entender a matéria. Estou ansiosa porque tenho medo de reprovar, de levar bronca de meus pais e de passar vergonha na frente de meus colegas e professores. Além do mais, a Bibi vive zoando comigo porque minhas notas sempre estão mais baixas do que as delas. Eu dou risada para não ficar sem graça, mas acho isso muito chato.

Ai, Deus, estou preocupada. Me ajude!

Filipenses 4.6-7 me ensina a não viver preocupada com nada. Eu lhe peço ajuda para seguir essa orientação. Não quero ficar tensa por causa da prova. O texto também me incentiva a orar ao Senhor pedindo aquilo de que preciso e agradecendo-lhe por tudo que já fez. Portanto, eu peço ajuda para seguir fazendo o meu melhor, sem preguiça. Se eu ainda tiver dificuldade com a matéria, me dê coragem para compartilhar isso com meu professor. Desde já, eu lhe agradeço, pois sei que o Senhor me ouve e cuida de mim.

Peço que me acalme e me faça sentir paz que excede todo entendimento, essa paz maravilhosa que é resultado da fé e que me dá certeza de que nunca estou só. Sim, Pai querido, eu nunca estou sozinha. O Senhor sempre está ao meu lado!  

Por favor, guarde meu coração e minha mente em Cristo Jesus, meu Salvador. Sei que se eu fizer minha parte, não precisarei me preocupar. No que não depende de mim, o Senhor me ajudará! Muito obrigado, Pai, te amo e oro em nome de Jesus. Amém.

Quando você orar com a Bíblia, lembre-se de:

  • Falar para Deus tudo o que está sentindo;
  • Citar os trechos das Escrituras e aplicá-los ao seu contexto;
  • Pedir ajuda de alguém mais experiente se tiver dificuldade de entender algum princípio bíblico.

Bora praticar?

Orar com a Bíblia é um hábito transformador! Adicione essa prática ao seu dia e veja como fará bem a você! Que bom é contar com a Bíblia, a carta de amor de Deus, não é mesmo? Por falar nisso, jamais se esqueça: Deus te ama muuuito!

Leia também:

Como obter bons resultados nas provas escolares?

Fé em Deus. Eu curto!

Seja inteligente e fale positivamente!