Em sua carta para um grupo de cristãos, Paulo explicou como deviam tratar as pessoas que não trabalhavam. Os preguiçosos não deviam ser recompensados com a comida que os outros haviam cultivado. Recompensar a preguiça não ajuda em nada; ao contrário, só torna as pessoas ainda mais folgadas.
Laura estava cansada de seus colegas preguiçosos. Detestava fazer trabalhos em grupo, em que todos os membros recebem a mesma nota. Mesmo quando o grupo era grande, Laura acabava fazendo 80% do trabalho sozinha. A pesquisa de história não foi diferente. Os dois outros membros do grupo tinham prometido preparar o relatório e providenciar os mapas. Mas, um dia antes da apresentação, ainda não tinham feito nada. Para evitar uma tragédia, Laura passou quase a noite inteira em claro, procurando os mapas, pesquisando informações na internet e escrevendo o relatório, que era responsabilidade dos meninos. Enquanto trabalhava, Laura se remoía de raiva. Não era justo! No dia seguinte, o grupo dela foi o primeiro a ser chamado. Sra. Sanders, a professora, perguntou qual parte cada um tinha feito e pediu para ver os rascunhos e as anotações, a fim de verificar a participação de cada membro. A verdade veio à tona. Laura tirou nota 10 e os meninos receberam zero. “Não concordo em recompensar quem costuma ser folgado”, disse a professora.
Nos tempos da Bíblia também havia gente preguiçosa. “O preguiçoso não ara a terra na estação própria; mas na época da colheita procura, e não acha nada” (Pv 20.4). Então qual deve ser nosso comportamento? “Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos” (1Ts 4.11). Trabalhe com afinco e depois desfrute os resultados de seu esforço.
Papo com Deus:
Senhor, às vezes a tentação de ser preguiçosa é grande.
Sei, porém, que isso não corresponde à sua vontade. Preciso de sua ajuda
para me esforçar ao máximo em tudo o que faço.
Amém.
Trecho do livro: Arrase!.
Kristi Holl. Arrase! São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2012. Págs. 16 e 17. Adaptado.