Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo. (Provérbios 3:24)
Às vezes é difícil pegar no sono? Quando você apaga a luz, o medo toma conta e não a deixa dormir? Talvez você tenha passado a tarde conversando com seus amigos no MSN em vez de estudar para a prova e agora esteja preocupada em bombar em matemática. Ou, então, brigou com sua melhor amiga e está com medo de que ela nunca mais fale com você. Talvez, ainda, você tenha assistido a um filme de terror e esteja tendo pesadelos.
Medos de vários tipos podem nos tirar o sono, mas Provérbios 3:24 diz que é possível deitar-se sem medo e ter um sono tranquilo. O que precisamos fazer para dormir sem medo? Em primeiro lugar, precisamos analisar nossas ações durante o dia. “Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista […] quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo” (Pv 3:21,24).
Em outras palavras, se você usar seu tempo com sabedoria e tiver bom senso na hora de tomar decisões, dormirá melhor.
Em segundo lugar, tome algumas atitudes práticas para acabar com o medo que tira seu sono. Estude para o teste de matemática e o medo de ir mal nas provas não a deixará acordada até altas horas. Seja gentil e compreensiva, em vez de criticar todo mundo, e não precisará ter medo de perder amigos. Assista a filmes apropriados para a sua faixa etária e que não lhe darão pesadelos.
Ao viver com sabedoria, tomar decisões corretas e usar de bom senso, você poderá dizer como o salmista: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor , me fazes viver em segurança” (Sl 4:8).
Boa noite e bons sonhos!
Você sabia…
… que o apóstolo Pedro conseguiu pegar no sono no meio de uma situação assustadora? Leia a história extraordinária em Atos 12:5-11.
Papo com Deus:
Deus, tenho muito medo de _______________. Peço ao Senhor que me dê paz. Sei que o Senhor pode tratar de todas as minhas dúvidas e de todos os seus temores. Obrigada por estar sempre comigo. Amém.
Curiosidade:
De acordo com algumas pesquisas, o sono nos ajuda a aprimorar habilidades motoras. Lembre-se disso da próxima vez que tiver dificuldade de aprender um passo novo de dança ou um movimento de ginástica.