Hello, L.! Não é inerentemente errado nos indignarmos com a maldade e o pecado. Deus colocou em nós senso de justiça. Ele mesmo fica irado com essas coisas. O difícil é termos compaixão pela pessoa maldosa e pecadora, como Deus tem. Não adianta tentarmos produzir isso sozinhas, pois faz parte de um quadro maior.
Como sempre, precisamos pensar em nós mesmas como um todo.
Primeiro, bondade, mansidão, amabilidade (preocupação com os outros) – tudo isso é parte do fruto do Espírito (Gálatas 5.22-23). Isso significa que não são coisas que produzimos em nós mesmas, e sim, coisas que Deus produz em nós com o tempo, à medida que caminhamos com ele. Por isso é tããão importante buscarmos forças de Deus para andar perto dele todos os dias, como conversamos semana passada, e confiar que ele nos ajudará a manter essa proximidade dele. Sem isso, jamais conseguiremos deixar de lado o egocentrismo, os desejos de vingança e outras coisas mais que fazem parte de nossa velha natureza humana. Cristo já nos deu uma nova natureza. Precisamos confiar que o Espírito nos ajudará, um pouquinho a cada dia, a viver de acordo com essa nova natureza.
Segundo, como conversamos sobre outras coisas, pense em passos pequenos, diários. Não se pergunte “como posso ser mais bondosa e preocupada com os outros para o resto da vida”. Pense em uma coisa pequena que você pode fazer para ajudar alguém hoje – começando por sua casa. Antes de pensar em trabalho em ONG ou coisas do gênero, ajude voluntariamente nas tarefas domésticas, ou diga uma palavra bondosa para alguém de sua família, ou dê bom dia para a vizinha, rsrs. Deus lhe mostrará por onde começar!
Terceiro, alguns sentimentos de hostilidade, raiva, etc., podem ser sinal de que há questões interiores para tratar. Siiiim, vou falar sobre isso com você um zilhão de vezes, kkkk. Não adianta tentar fazer uma atitude desaparecer “na marra” se a gente não trata as causas dela. É serviço perdido. Além disso, também existem causas físicas para sentimos hostis. Se você sempre se sente mal-humorada, impaciente, com raiva do mundo, é hora de fazer uma consulta, contar isso para o médico e fazer exames de sangue para ver uma porção de coisas que podem afetar seu humor.
Viu só? Espírito, alma e corpo – sempre trabalhando juntos. Peça para Deus lhe mostrar o próximo passo rumo a pequenas mudanças para lidar com esse universo interior que parece tão conflituoso e que está pesando tanto para você! Ele já está trabalhando em sua vida e não vai deixá-la no meio do caminho 🙂
Quanto à “prévia” de sua próxima pergunta, recomendo que você faça uma pesquisa sobre “confiabilidade das escrituras” para começar. Aqui vão dois exemplos de bom conteúdo sobre isso:
https://bereianos.blogspot.com/2014/06/a-biblia-e-inspirada-confiavel-e.html
https://www.answering-islam.org/biblia/a-base-manuscrita-para-a-confiabilidade-da-biblia.html
Existem muitos motivos com base histórica e lógica para confiar na Bíblia. E, se você se interessa por apologética, este é um excelente site (a meu ver, o melhor) para explorar: https://pt.reasonablefaith.org/
Só não passe tempo demais online, ok? 😉
Até a próxima!
Kisses,
Su