Ir para o conteúdo
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana
Menu
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana

Pergunta:

Oi. Deixa eu me apresentar. Eu tenho 16 anos e me indicaram o seu site pq me disseram que você pode me aconselhar com o meu problema. Disse que você entende de religião mas não fica falando igual aqueles pastores e aquelas obreiras de igreja. Eu fiz uma coisa que a minha mãe não gostou e agora eu estou morando na casa de uma tia. A tia me aceitou mas tá um esquema muito ruim, porque eu virei empreguete e tenho que fazer uma porção de serviço aqui, varrer, arrumar, passar roupa, lavar banheiro, vidraça etc. A família toda tá achando isso muito justo e merecido por causa da coisa que eu fiz. Mas eu acho que pensa assim porque é quase tudo da igreja e tem essa mentalidade. Aí me disseram que se eu entrasse para a igreja, as coisas iam melhorar para mim e eu podia me entender melhor com o povo aqui. Só que eu não gosto de igreja, e não vou entrar só para fingir e dar uma satisfação. Eu acho que igreja mete muita ideia errada na cabeças das pessoas, tem pastor que é totalmente bitolado e quem segue ele fica bitolado também, mas não sei como discutir isso com eles pq vão dizer que eu não sei nada de religião porque não sigo cristo. Então eu queria ver se você pode me aconselhar, o que eu devo falar e como eu devo fazer para melhorar a minha situação. Olha se puder me ajudar eu fico muito agradecida. T.

Resposta da Sú:

Hello, T.! Seja muito bem-vinda aqui no blog!

Sinto muito que você esteja vivendo essa situação tão difícil. Na verdade, essas coisas teriam que ser conversadas com calma, para chegar a um acordo entre você e seus familiares. Você já tentou falar com sua mãe e explicar de modo respeitoso o seu lado da história? Já pediu perdão por ter feito algo que ela considerou errado? Mesmo que você esteja com a razão, um pedido de perdão por ter magoado a outra pessoa é sempre um bom começo para abrir um diálogo. Pense nisso. Considere a possibilidade de tentar conversar com ela.

Concordo plenamente que você não deve ir à igreja só para tentar agradar outros e melhorar sua situação. Isso seria fingimento mesmo. E, como você disse, algumas igrejas acabam fechando a cabeça das pessoas e focalizando só aparência certa, seguir uma lista de regras, etc. Isso não é ser cristão de verdade. Nem todas as igrejas são desse jeito e muitos cristãos não pensam dessa forma bitolada, mas, infelizmente, muitos seguem esse caminho.

É importante você entender que ser cristão de verdade não é, acima de tudo uma questão de comportamento. É uma questão de relacionamento pessoal com Deus. E, para ter esse relacionamento com Deus você não precisa ir à igreja da sua família.

Estou lhe dizendo isso porque, nessa situação complicada em que você se encontra, Deus pode ajudar você imensamente. Meu conselho, portanto, é que você fale com Ele. Não se preocupe com coisas de religião, de igreja, etc. Apenas converse com ele como você conversaria com sua/seu melhor amiga(o). Conte tudo o que está acontecendo, as imposições de sua família e os sentimentos e pensamentos que você tem sobre isso. Desabafo total! Não tenha medo de falar com Deus, pois ele gosta muito de nos ouvir. No começo, é meio esquisito falar com alguém que a gente não vê, ou nem tem certeza se existe. Mais saiba que ele está aí com você, atento e interessado em ajudar.

Então, peça para ele mostrar o que você pode ou precisa fazer. Se existe alguma mudança a realizar, como dialogar com sua família (como propus acima), enfim, como melhorar sua situação. Deus pode mudar o coração da sua mãe e da sua tia para tirar você desse esquema, e/ou pode mudar o seu coração para que você tenha paciência e perseverança enquanto as circunstâncias não se alteram.

Quando pedimos ajuda de Deus com disposição de seguir o que ele mostra, ele nos atende de maneiras incríveis. Se você ainda não tem costume de conversar desse jeito com Deus, veja aqui: https://depapocomasu.blog.br/deus/2018/01/a-coisa-mais-importante-que-voce-precisa-saber/

Além disso, é muito legal você ler as muitas coisas que Deus deixou escritas para você na Bíblia. Eu gosto especialmente do livro de Salmos. Você pode ler online aqui:

https://www.bibliaonline.com.br/nvt/sl/46

Faça essa experiência. Fale com Deus e, se possível, procure conversar tranquilamente com sua família também. E, se quiser, volte para conversarmos mais. Você não está sozinha em sua dificuldade!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Ah, aproveite e veja estes posts cheios de dicas para conversar com sua família. Quem sabe algumas dessas ideias podem ajudar você:

Brigas constantes com os pais
http://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/03/o-que-significa-honra-os-pais/
Pergunte a Su
  • Postado por Susana Klassen
  • Dia 03/11/2021
  • Às 13:29
  • Tags: castigo, diálogo, diálogo na família, família, igreja, mãe, relacionamento com deus, relacionamento familiar, vida cristã
Susana Klassen

Susana Klassen

Susana Klassen traduz literatura cristã e escreve textos didáticos e paradidáticos para adolescentes. Leitora ávida de ficção, fã do U2 e mochileira em aventuras com seu marido/melhor amigo, Vander. Crescendo com Deus e com os irmãos na comunidade de Cristo.
Ver mais posts
PrevPost AnteriorHello Su! ^^’ fiquei feliz em encontrar o blog dnv! gostaria de um conselho! depois dos meus 13 anos algumas coisas ficaram complicadas e eu só fui me afastando de Jesus a ponto de virar quase ateista mesmo KKKKKK mas quando eu cheguei nos 15 anos eu acabei graças a Deus voltando de verdade… a 7 dias atrás fez 1 ano que eu decidi voltar pra igreja mas ultimamente já com 16 uns pensamentos tem martelado a minha cabeça sobre: Meu Comportamento Reflete Jesus? Oq eu posso fazer pra mudar isso? e isso fica um ciclo infinito a ponto de querer me causar crises de ansiedade…conversei com um amigo meu sobre isso e ele disse que existe coisas que eu posso mudar como algumas das minhas atitudes… Eu realmente quero transmitir Jesus e dar o meu melhor sabe? Mas Oq eu posso fazer pra começar? dar meu testemunho e virar uma Jovem Virtuosa? eu quero que as pessoas vejam e falem: “Nossa aquela menina realmente… eu consigo ver Jesus nela” preciso de Ajuda Su! Espero que essa mensagem chegue bem! Estarei no Aguardo! <3 bjsss R.
Próximo PostBons hábitos de leitura: Dica nº 5: Ache as partes mais importantes do livroNext
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.

Mundo Cristão – FaithGirlz

Sas © {{Y}}. Todos os direitos reservados.