Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, E.! O desejo de tocar no corpo um do outro é normal. Agora, só porque o desejo é normal, não significa que é boa ideia nesse momento. Você está suuuuper certa de achar que é cedo demais. Às vezes, o desenvolvimento do nosso corpo e dos nossos desejos sai correndo e deixa nossos pensamentos e emoções para trás, kkk. Com 13 anos, seu maior foco nos relacionamentos deve ser cultivar boas amizades (elas são a base para um bom namoro e até um bom casamento no futuro, se você quiser se casar). Amizade e companheirismo podem parecer menos interessantes, mas só explorar intimidade física sem ter intimidade de pensamento e de coração (duas coisas que demoram para desenvolver), fica tudo muito incompleto e muito pobre.

Portanto, amiga, minha sugestão é que você dê um passo para trás nesse namoro e converse bem sinceramente com seu namorado para vocês dois combinarem limites. A responsabilidade de definir esses limites é de vocês dois – e não apenas sua.

A tendência da intimidade física é a gente querer cada vez mais. E, liberdade sem responsabilidade traz um monte de problemas e sofrimentos.

Resumindo: Seu namoro, no momento, deve ter mais cara de amizade do que de envolvimento físico. Entende?

Mais importante de tudo, converse bastante com Deus sobre isso. Ele criou você com amor imeeeenso. Ele quer mostrar para você como cuidar bem dos seus sentimentos e do seu corpo (que, aliás, merece muito carinho e respeito!). Confie na bondade dele!

E, sempre que quiser trocar uma ideia, estamos aqui 🙂

Kisses,

Su