Hello, E.! Meu relacionamento com minha mãe foi difícil na adolescência, mas não simplesmente por essas questões que aparecem aqui. Por outros motivos bastante complexos.
Mas, uma coisa é certa: quando não tem diálogo, quando as coisas são discutidas no grito por ambas as partes e quando não tem respeito mútuo, é um tempo difícil mesmo. Em minha opinião, muitas mães fariam bem em ouvir mais as filhas, em andar mais perto delas e realmente se interessar por elas como pessoas e não apenas definir regras e se preocupar se são virgens ou não. Regras e disciplina são coisas importantes, mas precisam acontecer em um contexto de relacionamento, de diálogo, de acolhimento.
E, a meu ver, seria bom para as filhas se elas parassem de ver as mães apenas como inimigas que querem prendê-las. Por vezes, os motivos para impor limites são justos e, se a filha não demonstra maturidade e responsabilidade em diversas áreas, também fica difícil a mãe dar liberdade.
Resumindo, é um relacionamento em que ambas as partes precisam estar dispostas a reconhecer erros, a ceder em alguma coisa e, acima de tudo, a conversar e buscar ajuda de Deus para amar uma à outra.
Kisses,
Su