Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, A.! Muito interessante sua pergunta! A meu ver, o primeiro ponto importante de considerar é que, embora a Bíblia não seja um livro de história como os de hoje (assim como não é um livro de ciência), ela traz, sim, relatos históricos e foi escrita por autores inseridos em períodos históricos, sociedades e culturas específicas. Quando a gente não entende o contexto histórico e cultural dos textos bíblicos, fica difícil interpretá-los.

Segundo, também é importante entender que, embora Deus esteja no controle de tudo, ele deu uma medida de liberdade para os seres humanos que, no momento, estão vivendo em um mundo caído por causa do pecado. Isso significa que nem tudo o que Deus permite em determinado momento histórico é para sempre e, com certeza, nem tudo reflete os ideais dele para nós.

A escravidão é uma dessas coisas. Em vários momentos históricos, a escravidão foi uma terrível realidade histórica. E, muitas das instruções de Deus no Antigo Testamento eram para amenizar os danos causados por isso. Em várias ocasiões Deus diz para os israelitas se lembrarem de que eles foram escravos no Egito, onde foram horrivelmente maltratados, e para não fazerem como os egípcios.

E, no Novo Testamento, senhores devem se lembrar de que eles têm um Senhor acima deles, ao qual prestarão contas de suas ações. A ideia era que o evangelho de Jesus fosse transformando o coração das pessoas a ponto de a escravidão deixar de existir entre os cristãos e na sociedade mais ampla – o que de fato aconteceu, mas demorou (por causa da presença do pecado e do coração duro das pessoas).

Nunca, de maneira alguma, fez parte do ideal de Deus que pessoas fossem escravizadas, como nunca fez parte do ideal dele que acontecesse qualquer forma de violência. Mas, em vez de destruir todo mundo que foge do ideal dele (não sobraria ninguém, kkk), Deus deu instruções que aproximariam as pessoas desse ideal e, aos poucos, a encaminhariam para ele, até que viesse Jesus que, com o tempo, vai transformando tudo até que, um dia, ele colocará o mundo inteiro em ordem e não haverá mais injustiças ou opressão de qualquer tipo. A Bíblia tem várias passagens que nos prometem isso.

Entrementes, como cidadãos do reino de Deus, precisamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para dar continuidade a esse processo – cuidando dos pobres, dos oprimidos, dos enfermos, etc.

Mais uma vez, esse é um assunto extenso e complexo e, para compreendê-lo devidamente, precisamos olhar para a Bíblia como um todo e nos lembrar da natureza e do caráter de Deus – perfeitamente amoroso e justo – e não apenas considerar passagens ou episódios isolados.

Espero que tenha esclarecido pelo menos um pouco. Se quiser conversar mais sobre isso, estamos aqui!

Kisses,

Su