Hello, H.! Você é sempre bem-vinda por aqui! Puxa, fico triste de você continua a ter uma imagem tão distorcida de si mesma. Às vezes, uma das coisas que a gente precisa fazer para tratar dessa questão é tomar uma decisão. A gente precisa decidir não dar ouvidos a nossos próprios pensamentos e sentimentos sobre nós mesmas e, em vez disso, entender que, no fim das contas, o que realmente vale é o que Deus pensa de nós. A opinião dele é sempre a mais importante.
Pense comigo: você acha que Deus criaria alguém “inferior”, para ter uma vida sem sentido? Claro que não! Tudo o que Deus faz tem imeeeenso valor – e isso inclui você!
Infelizmente, quando olhamos para nós mesmas com essas lentes embaçadas, imaginamos que Deus e outras pessoas também nos enxergam dessa maneira. Mas não é verdade! Precisamos tomar a firme decisão de não aceitar esses sentimentos como realidade.
E precisamos tratar em profundidade daquilo que pode estar causando essas distorções.
Isso inclui:
(1) conversar com um(a) médico(a) para investigar causas físicas e converse também com um(a) psiquiatra para investigar a parte química do seu cérebro (depressão, por exemplo, é um problema com algumas causas físicas que provoca exatamente esse estado que você descreve.;
(2) conversar com um(a) psicólogo(a) para entender os aspectos emocionais;
(3) aprofundar-nos no que a Bíblia diz sobre Deus e sobre nós para combater as mentiras que o Inimigo diz para nós (e a respeito de nós).
Veja mais sobre essas questões nesta conversa aqui:
E foi com você que eu tive esta conversa sobre redes sociais e comparação? Se foi, queria que você relembrasse algumas coisas importantes. Se não foi, acho que a conversa vai ser útil para você, kkk
Por fim, queria convidar você a ler os Evangelhos e ver como Jesus tratou todas as pessoas (especialmente as mulheres – veja o Evangelho de Lucas). Jesus é a revelação perfeita de Deus. Ele mostra como Deus nos vê, como Deus nos ama, como ele nos dá propósito e significado. Você tem aptidões, você tem valor, você importa – para Deus e para outras pessoas.
Busque esses auxílios que sugeri, leia/releia o que está nos links acima e volte para conversar sempre que quiser. Descobrir nossa identidade filhas absolutamente maravilhosas e amadas em Cristo é um longo processo, mas você não está sozinha!
Até a próxima!
Kisses,
Su