Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, T.! Primeiro, é importante entender que essas palavras foram escritas quase dois mil anos atrás. Naquele tempo, o sal era usado para preservar alimentos e evitar que estragassem (como usamos conservantes hoje, ou colocamos alimentos na geladeira ou freezer). Isso significa que o sal tinha o papel de preservar as coisas boas e necessárias para a vida. Como cristãos, nós também somos chamados a preservar todas as coisas boas que Deus criou e a promover o bem no mundo.

Além disso, sal também era (e ainda é!) usado para dar sabor, tornando algumas comidas muito mais deliciosas. Da mesma forma, nós somos chamados a mostrar para o mundo o “tempero” da presença de Deus, o único que dá verdadeiro sabor à vida.

E é impossível não perceber o sabor do sal. Se ele está presente, a gente sabe. Da mesma forma, como cristãos, devemos estar presentes no mundo de forma que outros percebam claramente o amor de Deus, contribuindo para o bem.

Por fim, no tempo da Bíblia o sal também era um símbolo de pureza e fidelidade. Deus é perfeitamente puro e fiel e nos convida a sermos seus imitadores e buscarmos a ajuda dele para sermos cada vez mais parecidos com ele.

Como qualquer outro versículo, é importante ler esse no contexto mais amplo, do capítulo inteiro, e ver como isso se encaixa em tudo o que Jesus está dizendo nessa parte do sermão dele. Leia o capítulo 5 todo e, se quiser, volte para conversarmos mais sobre isso ou qualquer outro assunto!

Até a próxima!

Kisses,

Su