Hello, L.! A primeira coisa importante de entender é que, se você tentar convencer seus pais, provavelmente não vai dar certo. O melhor é tentar conversar. Você perguntou para seus pais por que eles não querem que você tenha instagram? Muitos pais criam essa regra porque sabem que redes sociais são um ambiente difícil, em que a gente pode se colocar em várias situações complicadas e que pode acabar tomando muitas horas do nosso tempo. Para evitar esses problemas, eles acham melhor não deixar os filhos usarem.
Uma forma de receber novos privilégio e liberdades (como acesso às redes sociais, por exemplo) é desenvolver e demonstrar responsabilidade e maturidade em outras áreas da sua vida.
Você é dedicada nos seus estudos? Faz o possível para realmente aprender os conteúdos na escola? Você ajuda nas tarefas em casa sem precisar ser lembrada o tempo todo? Você é pontual? Você arruma mantém seu quarto arrumado? Você procura conversar com seus pais de forma calma e respeitosa (mesmo quando eles dão nos nervos, kkk)? Evita gritar, bater portas, etc.?
Por que eu estou fazendo esse monte de perguntas? Porque não adianta você insistir para ter permissão de usar o insta se você mostra que não está preparada. Entende?
Agora, se você tem mostrado responsabilidade nessas áreas, você pode propor aos seus pais fazer uma experiência. Combine com eles um número de minutos por dia para ficar no Insta (tipo 20 minutos) e não ultrapasse esse limite. Permita, também, que eles tenham total acesso a seu perfil a qualquer momento. Deixe que eles vejam o que você faz online. Para que os pais nos deem mais liberdade, eles precisam ter confiança em nós. E, para que eles tenham essa confiança, nós precisamos mostrar que a merecemos.
Fale com eles com toda calma, proponha o que eu lhe falei e veja o que eles dizem. Se eles disseram “não” agora, então proponha que vocês conversem novamente sobre isso daqui um ou dois meses. Use esse tempo para avaliar se você está preparada para essa liberdade e, em caso afirmativo, mostre isso para eles por meio das suas ações. Mais importante de tudo, não se esqueça de conversar com Deus e pedir que ele dirija esse processo!
Até a próxima!
Kisses,
Su