Querida A.C., a primeira coisa para pensarmos juntas é o versículo que você citou, Romanos 6.23. Você só mencionou a primeira metade e deixou de fora o resto, que é igualmente importante: “Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Você sabe o que é um “dom gratuito”? É um presente, algo que você não conquista, não compra, não faz nada para merecer. Assim é a salvação e o perdão que você recebeu em Cristo Jesus. Tenho a impressão de que você talvez imagine que sua salvação, o perdão de Deus e a santificação (o processo de se tornar cada vez mais parecida com Cristo) são coisas que dependem de seu bom comportamento. Não é assim, amiga. Se nosso bom comportamento conquistasse qualquer coisa para nós, Jesus não precisaria ter morrido em nosso lugar e não teria ressuscitado para nos dar vida.
O salário do pecado é a morte para quem se recusa, de todos os jeitos, a aceitar esse presente tão bondoso, generoso e amoroso de Deus.
A caminhada com Cristo não é uma questão de comportamento, de fazer coisas para ele. É uma questão de relacionamento com ele, de saber que, embora não mereçamos nada, Cristo nos deu tudo e nossa parte é apenas aceitar. Então, quando experimentamos de verdade o amor, a graça, a misericórdia, o perdão e a bondade de Deus, começamos a ter o desejo de fazer coisas que agradam a Deus, a obedecer a suas instruções por gratidão e amor, e não apenas por obrigação ou medo.
As instruções de Deus para nós não são para garantir nossa salvação ou perdão. São para nos mostrar como ter uma vida verdadeiramente feliz, em que temos intimidade com Deus, uma profunda amizade com ele, que a gente cultiva ao ler a Bíblia, orar, agradecer, cantar, viver com os olhos voltados para Ele. Nesse contexto, vamos entendendo o que cabe e o que não cabe em nossa vida. Vamos vendo que pecado não é uma simples ação, é uma atitude de rebeldia, ingratidão ou desconsideração por Deus que dificulta nosso relacionamento com ele.
Se você sabe que suas escolhas estão atrapalhando seu relacionamento com Deus, peça e receba o perdão que ele já garantiu (leia 1João 1.9) e comece de novo, sabendo que você é inteiramente aceita, amada e acolhida em Cristo. E, todos os dias, busque forças do Espírito Santo para sua caminhada, pois a gente não anda perto de Deus só com nossas forças, precisa da ajuda dele.
E reflita com muita calma sobre Hebreus 4.16 todos os dias.
Sim, às vezes precisamos fazer mudanças em nossa vida, nos afastar de pessoas, hábitos, situações que bagunçam nosso relacionamento com Deus. Mas fazemos isso porque somos tão amadas por Deus que desejamos reciprocar esse amor e expressar gratidão por meio de uma vida que alegra o coração dele (e, consequentemente, alegra o nosso coração também!).
Pensei nisso amigo e, se quiser, volte para conversarmos mais.
Que o Senhor abra seus olhos para o amor, a graça e a bondade dele e lhe dê o desejo de ter um relacionamento cada vez mais próximo dele!
Até a próxima!
Kisses,
Su