Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida S., bom ver você por aqui. Primeiro, lembre-se de que este é um espaço em que você não vai ser julgada nem condenada. Portanto, fique à vontade para contar o que quiser, ok? Podemos conversar sobre suas experiências e buscar a graça de Deus.

Segundo, é importante lembrar que, além da poligamia, alguns homens de Deus cometeram outros pecados sérios, como mentira e assassinato. Como nos dias de hoje, Deus não impede ninguém de pecar. Se ele fizesse isso, seríamos robôs controlados por ele. Não teríamos o maravilhoso privilégio de escolher obedecer a Deus por amor e gratidão. Deus nos ajuda a obedecer nos dá forças quando pedimos, mas ele não nos obriga a fazer a vontade dele. Ele é um Pai de amor, não um tirano.

E, embora a Bíblia não condene explicitamente a poligamia dos patriarcas, por exemplo, ela mostra de um jeito bem claro as consequências horríveis dessa prática. Veja quanta confusão e dor ela trouxe para a família de Abraão, de Jacó, de Elcana (pai de Samuel), de Davi, de Salomão e por aí afora. Os exemplos são tantos que a instrução é óbvia: Deus nos criou para relacionamentos monogâmicos, e não para poligamia.

Terceiro, preciso lhe contar que faço parte de um movimento chamado mutualismo. Essa é uma abordagem cristã, que leva Deus e a Bíblia muito a sério e que acredita na instrução de Efésios 5.21, que se aplicam a todas as pessoas – homens e mulheres. Esse versículo diz: “Sujeitem-se uns aos outros por temor a Cristo”. Portanto, a submissão é feminina e masculina, ambos caminhando lado a lado sujeitando-se acima de tudo a Deus.

De acordo com essa perspectiva, as passagens bíblicas usadas para impor a submissão feminina são tiradas de contexto, não levam em conta o momento histórico, o ambiente cultural e as realidades sobre as quais especialmente Paulo estava escrevendo. Muitos teólogos e estudiosos sérios da Bíblia, pessoas tementes a Deus, mostram que nunca foi intenção de Deus que houvesse uma hierarquia entre homens  e mulheres. Esse é um assunto bastante extenso, mas queria convidar você a conhecer nosso coletivo aqui:
https://www.instagram.com/mutualismobrasil/

E também os excelentes conteúdos deste site aqui:
https://www.cbeinternational.org/pt/

Tem um livro muito legal sobre esse assunto que você encontra na Amazon por 5 Reais (Kindle). Chama-se “Ainda lado a lado: uma explicação concisa da igualdade bíblica”. Ele é muito objetivo e esclarecedor.

Estude esses conteúdos e volte aqui para conversarmos mais sobre esse ou qualquer outro assunto que quiser.

Estamos sempre à disposição!

Kisses,

Su