Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Maturidade é algo que vem com o tempo e, em parte, também é algo que o Espírito Santo desenvolve em nós. Mas, nos podemos ajudar no processo, e o simples fato de você querer ser mais madura já é uma grande coisa!

Uma vez que maturidade em todas as áreas de nossa vida está ligada a nosso relacionamento com Deus, a primeira coisa a fazer é reservar tempo para estar com a sós com Ele todos os dias, ler tudo o que ele deixou escrito para você na Bíblia e conversar com ele em oração sobre tudo o que acontece em sua vida: agradecer pelas coisas boas, contar o que está pesando em seu coração e pedir sempre muita sabedoria para tomar boas decisões (uma parte importante da maturidade também!).

Segundo, maturidade tem a ver com responsabilidade. Nesse momento de vida, seus principais trabalhos são estudar, ajudar em casa e, quem sabe, realizar alguma atividade na igreja ou serviço voluntário. Dedique-se ao máximo e faça seu melhor em todas essas coisas. Entenda que elas são formas de servir a Deus e servir a outros – isso alegra o coração de Deus e nos ajuda a crescer!

Terceiro, seja uma menina de palavra. Cumpra seus compromissos. Se você se comprometeu a arrumar seu quarto no sábado, não enrole. Se você se comprometeu a encontrar com alguém às 14h, não atrase. Se você se comprometeu a estudar por duas horas na sexta, não fique no celular. E assim por diante. À medida que a gente cumpre com nossa palavra nas pequenas coisas que precisa fazer, isso também vai desenvolvendo maturidade em nós.

Quarto, pessoas maduras não pensam que sabem tudo. Elas se dispõem a ouvir outros, especialmente os mais velhos, e a aprender com as experiências e os conselhos deles.  Aliás, pessoas maduras ouvem mais do que falam. Isso não é nada fácil, mas lembre-se de que a gente conta com a ajuda de Deus!

E, por fim, aproveite as coisas boas da vida! Curta sua família, suas amizades, comidas, filmes, livros, séries, games, músicas, etc. Uma pessoa madura reconhece que todas as coisas boas são presentes de Deus e recebe esses presentes com gratidão. Ser madura não é ser velha, chata e mal-humorada. A verdadeira maturidade é feita de responsabilidades e compromissos, mas também é feita de alegria e diversão!

Confie que Deus é o maior interessado em ajudar você a amadurecer no ritmo que ele estabeleceu, sem pressa, sem pressão, em um processo que Ele conduz com muito amor!

Bom começo de ano e até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.