Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, L.! Boa pergunta, amiga! Na verdade, não é uma questão de recompensas, mas de lidar com consequências. Um garoto ou uma garota que teve envolvimentos sexuais antes do casamento vai entrar no casamento com toda uma “bagagem” (e, por vezes, com algumas mágoas e problemas específicos). Agora, se esse garoto (ou essa garota) se arrependeu de ter tanta intimidade física antes de casar e pediu perdão para Deus, é claro que Deus ajudará essa pessoa a ter um bom casamento, quaisquer que tenham sido as experiências passadas. Ainda assim, podem haver consequências (um filho que nasceu desses envolvimentos anteriores, uma doença sexualmente transmissível, ou uma visão distorcida de sexualidade e intimidade). Essas coisas todas podem trazer um peso adicional para o casamento. Como disse, Deus tem misericórdia, compaixão e nos ajuda – mas quando fugimos do plano dele, sempre há consequências.

Em contrapartida, quando caminhamos mais perto de Deus, ele nos ajuda a seguir o ideal dele (por amor a ele, e não só para cumprir uma regra) e nos dá paz interior. Ele nos ajuda a vivenciar a intimidade de modo mais saudável, do jeito que ele planejou, no contexto que ele planejou (o casamento).

Agora, só porque uma pessoa se guardou para o casamento não é garantia de que a vida sexual dela vai ser maravilhosa logo de cara, que o casamento vai ser perfeito e sempre super feliz e que tudo vai dar certo. Uma relação de compromisso para a vida toda envolve muuuuitos elementos. A sexualidade é apenas um deles. E Deus precisa trabalhar em todas as áreas de nossa vida para que possamos desenvolver um casamento saudável ao longo dos anos.

Resumindo: Temos maiores alegrias e muito mais paz quando caminhamos mais perto de Deus, mas isso não é garantia de que nunca vamos sofrer. Ao mesmo tempo, quando nos arrependemos dos erros do passado e recebemos o perdão de Deus, ele nos aproxima dele novamente e conduz nossa vida conforme os bons planos que ele tem para nós.

No fim das contas, importa muito mais como está seu relacionamento com Deus hoje do que aquilo que você fez ou deixou de fazer no passado.

Kisses,
Su