Ir para o conteúdo
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana
Menu
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana

Pergunta:

Bom Su, eu não sou boa em fazer amizades, sou extremamente tímida e sou assim desde pequena. No fundamental eu tinha sempre só uma amiga, quando ia ir para o ensino médio ela não quis ir pra mesma escola que eu e eu surtei um pouco porque estava com medo e no ensino médio meus colegas de turma até eram legais e se esforçavam pra se aproximar de mim mas eu nunca consegui fazer amizades. porque sempre vinha um nervosismo enorme, e eu me sentia estranha e muito ansiosa. Agora eu ja terminei o ensino médio mas não sei o que fazer de faculdade ainda. Eu fui em psicologa e ela me diagnosticou com fobia social, eu as vezes sentia sozinha mas só sabia me afastar das pessoas e isso é frustrante, eu acho que tambem tem a ver com eu não me sentir boa o suficiente, feia e ter medo de rejeição. Eu sempre quis e penso ainda em fazer cirurgia plástica no nariz um dia.. Mas é isso eu nunca consegui desenvolver boas amizades principalmente com meninos me sinto mais nervosa ainda tipo muito mesmo. Entao durante esse tempo tentei fazer algumas amizades virtuais, mas até deles eu me afastei depois de um surto que eu tive. Eu estou tentando voltar a fazer amizades virtuais porque apesar de também achar difícil é mais facil do que pessoalmente. S.

Resposta da Sú:

Hello, S.! Lembro-me de que conversamos bastante tempo atrás sobre essa questão de fobia social. Se você recebeu esse diagnóstico, precisa seguir um tratamento adequado com psicólogo e, por vezes, com psiquiatra e medicação. Se não me falha a memória, você estava tomando um remédio, não é mesmo?

É como receber diagnóstico de gastrite, por exemplo. Precisa tomar certos medicamentos, controlar a alimentação e fazer exames periódicos para ver como estão as coisas. Nossas questões de saúde mental e emocional merecem esse mesmo cuidado.

Eu sei que você não teve muito sucesso com terapia, mas é bom lembrar que você precisa encontrar um(a) terapeuta com que você consiga conversar e prosseguir com o trabalho por vários anos. É um processo longo. Não dá para desistir depois de alguns meses ou ficar mudando de psicólogo(a).

Quero incentivá-la, portanto, a levar a sério essa questão, pois não é algo que você possa resolver sozinha, ok? Eu sei por experiência própria que parece meio desanimador passar por um tratamento desse tipo, mas posso lhe dizer que vale muito a pena! Aprender a se relacionar melhor com os outros, sem esse peso de timidez e medo, fará uma enorme diferença em todas as áreas de sua vida.

Ore sobre isso e peça para Deus conduzi-la a bons profissionais, que tenham experiência com esse tipo de fobia e sejam qualificados para ajudá-la. Deus pode colocar as pessoas certas em seu caminho.

Aproveite para ler estas dicas simples sobre fazer amizade, que podem ser úteis para você refletir sobre o assunto: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/dificuldades-para-fazer-amigos/

E lembre-se de que você não está sozinha! Sempre que quiser conversar, estamos à disposição!
Até a próxima!

Kisses,

Su

Pergunte a Su
  • Postado por Susana Klassen
  • Dia 08/01/2020
  • Às 13:28
  • Tags: amigos, amizades, dificuldade de fazer amigos, fobia social, psicólogo, relacionamentos, terapia, timidez
Susana Klassen

Susana Klassen

Susana Klassen traduz literatura cristã e escreve textos didáticos e paradidáticos para adolescentes. Leitora ávida de ficção, fã do U2 e mochileira em aventuras com seu marido/melhor amigo, Vander. Crescendo com Deus e com os irmãos na comunidade de Cristo.
Ver mais posts
PrevPost AnteriorOi su!!! Eu quero saber como faço para conquistar minhas BFFs, convencelas do que estão fazendo está errado? Pois muitas vezes acabam mi magoando e magoando outras meninas!! Quero saber como posso mudar elas para serem pessoas que conheçam a Deus em primeiro lugar e para amarem uma as outras como a elas mesmas!?! Se elas não quiserem, como faço para consegui amizades sejam boas para mim? I.
Próximo PostOi Su! Obrigada pela resposta! Vou pensar com calma sobre as opções que sugeriu, mas eu gostaria de desabafar sobre a parte sobre Deus e tals…. E sinto em dizer que não fui completamente honesta. Bom, eu não quero revelar o que tenho feito de errado, eu sei que é sempre melhor se abrir mas eu realmente tenho muita vergonha disso e prefiro não citar. Como não existe pecadinho e pecadão, imagine que foi algo bem ruim. Já faz mais ou menos um ano e poucos que faço isso. Tento me livrar disso, mas a tentação as vezes me vence, e eu acabo geralmente cedendo por um longo periodo. Eu nunca tive coragem de compartilhar isso com ninguém, me sinto suja, sabe…? Sei lá, o líder dos jovens da minha igreja vive nos encorajando a conversar com ele sobre qualquer coisa, meus pais estão sempre aqui comigo, mas eu simplesmente não consigo contar isso pra ninguém. Devo dizer que apenas estar digitando isso já é um desencargo enorme na minha consciência e um peso foi tirado do meu coração. É realmente humilhante que eu só consiga dizer isso no anonimato. Sempre que uma “temporada desse pecado” volta, me sinto indigna de conversar com ele e geralmente isso me afasta dEle por um tempo. Recentemente eu passei por isso novamente e Deus me lembrou da atitude de Adão e Eva após comerem do fruto proibido. No fundo no fundo sempre que pecamos nossa primeira reação é se esconder dEle. Ainda não voltei totalmente e sinceramente, me sinto muito cara de pau toda vez que clamo ou adoro, por isso ainda não me sinto a vontade em perguntar aquilo que Deus acha sobre meu livro. Às vezes, tenho pesadelos a noite, que mostram meus pais descobrindo e ficando decepcionados comigo, meus amigos com vergonha de falar comigo e no fim eu não tenho mais ninguém. Nesses momentos, eu me sinto tão só, pois não posso contar aos meus pais a verdadeira razão dos meus pesadelos e não me sinto bem em falar com Ele… Eu realmente não esperava começar a chorar enquanto escrevia isso, acho que só prova o quanto isso me machuca. Bom, vou enxugar minhas lágrimas antes que vejam. Obrigada Su, por ler até aqui. Ass. GNext
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.

Mundo Cristão – FaithGirlz

Sas © {{Y}}. Todos os direitos reservados.