Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, G.! Na verdade, a gente não tem obrigação de gostar de ninguém. A instrução de Jesus é para a gente amar as pessoas, o que nem sempre significa ter sentimentos superfofos por elas. Ao mesmo tempo, também significa não ter ódio das pessoas e tentar conviver bem com elas.

Qualquer que seja o motivo de sua dificuldade para se entender com seu primo, aqui vão algumas dicas:

1. Ore por ele. É impossível detestar alguém por quem a gente ora. Simplesmente diga para Deus: “Eu queria falar com você sobre o … (nome do seu primo). Eu não gosto muito dele, mas sei que o Senhor o ama, então peço que o Senhor o ajude e cuide dele. E Deus, por favor me ajude a conviver com ele também”.

2. Procure coisas boas na personalidade dele. Mesmo que seu primo seja um mala sem alça, deve ter pelo menos duas ou três coisas legais. Quem sabe ele é um amigo fiel, ou uma pessoa corajosa, ou persistente… Peça para Deus lhe mostrar quais são as virtudes dele e, quando ele estiver por perto, procure se concentrar no que ele tem de bom, e não nas coisas que chateiam ou irritam você.

3. Se você tiver vontade de estrangulá-lo, gritar com ele ou arrancar os cabelos dele, respire beeem fundo e, se possível, saia de perto. Quando tempos dificuldade em gostar de alguém, sempre ajuda evitarmos situações que tornam o convívio ainda mais difícil.

Mesmo que você chegue à conclusão que ele não é mesmo um cara legal, com bastante oração e um tanto de esforço, você vai ser capaz de amá-lo, respeitá-lo como pessoa criada à imagem de Deus e desejar o bem dele. É isso que Jesus pede de nós e é isso que ele nos ajuda a fazer!

Kisses,
Su