Querida M., eu sinto muuuito que você tenha recebido ideias tão distorcidas e impressões tão erradas sobre Deus e sobre o que significa ter um relacionamento com ele. Aqui vão algumas verdades para você pensar com calma:
1. Não somos Deus que escolhemos Deus. É Deus quem nos escolhe. O fato de você saber que Deus e ter aceitado Jesus algum dia, é sinal de que ele chamou você. Ele colocou isso no seu coração. Efésios 1.4-5 diz assim: “Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade”. Aqui “sem culpa” quer dizer que Deus nos escolheu, nos chamou, nos salvou e removeu toda a culpa de nossos pecados passados, presentes e futuros – para sempre.
2. E essa é a segunda coisa importante. A salvação é para sempre. Não importa o que você faça ou deixe de fazer, nada pode separar você do amor de Deus. Romanos 8.38-39 diz assim: “Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor”.
3. Esse medo que você tem de haver blasfemado, pecado contra o Espírito Santo ou qualquer outra coisa semelhante já mostra que você não cometeu esses pecados, pois quem os comete nem tem essa consciência. Além disso, da forma que você fala, dá para ver que você tem Cristo em sua vida e, para quem tem Cristo é impossível cometer esse pecado. Conversei com várias outras meninas sobre esse assunto e acho que seria bem legal você ler algumas dessas conversas, pois têm tudo a ver com essa dificuldade que você está passando.
Veja aqui: https://www.faithgirlz.com.br/?s=blasf%C3%AAmia&id=34560
4. Lembre-se de que a salvação é pela graça de Deus. Não se baseia em você e naquilo que você faz. Você já foi salva, perdoada, redimida e, agora, também pela graça, Deus está trabalhando em sua vida. Mas, você precisa entender que isso é um processo. não acontece em um passe de mágica e não é só declarar: “Vou parar de pecar” e aí tudo se resolve. Você vai continuar errando, vai continuar pedindo perdão e, cada vez mais, vai continuar crescendo e se aproximando de Deus. E Deus, em seu amor, vai continuar fortalecendo você, guiando você e fazendo você ficar mais parecida com Cristo. Veja o que diz Filipenses 1.6: “Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus”. Deus não faz nada pelas metades. Ele chamou você e vai terminar a obra dele em sua vida até o dia que você encontrar com ele face a face. Confie nisso, pois é a mais absoluta verdade!
5. E, por fim, minha amiga, por enquanto, fique bem longe de todos os conteúdos que dizem “explicar” a Bíblia. Eu recomendo que você leia o Evangelho de João (ou de Lucas) e volte toda a sua atenção para Jesus – para a maneira que ele trata as pessoas, para o cuidado e compaixão que ele tem por elas, para o amor imenso que ele expressou em sua vida, morte e ressurreição. Leia a Bíblia em uma versão simples, fácil de entender. Eu recomendo a NVT ou a NTLH – você encontra as duas gratuitamente online. Coloque de lado todas essas suposições equivocadas sobre Deus, pecado, julgamento, etc., que estão afligindo você e deixe o Espírito falar ao seu coração por meio da Palavra de amor de Deus. Esse é o caminho para a sua cura espiritual, para uma imagem mais saudável de Deus.
Passe aqui sempre que quiser conversar. Graça e paz para sua vida, amiga!
Kisses,
Su