Hello, L.! Bom ver você aqui novamente! Várias coisas que você falou estão interligadas, então precisam ser tratadas juntas, buscando as causas e não apenas tentando alterar os comportamentos. E também não são coisas que você resolve sozinha. E, muito menos, apenas fazendo pesquisas online ou perguntando para o chatgpt. São coisas para serem tratadas com a ajuda de outros.
Ansiedade, TOC e TDAH precisam de acompanhamento médico/psiquiátrico e psicológico bem próximo, atento e contínuo. Também precisam de medicação adequada. Sem isso, vai ser muito difícil você lidar com questões como vício em pornografia, tempo excessivo online, vício em uso do chatgpt, etc. Todas essas coisas apontam para um quadro em que ansiedade, TOC e TDAH não estão devidamente controlados. Não adianta simplesmente espiritualizar ou querer vencer com força de vontade. Seu cérebro precisa de cuidados, como qualquer outra parte do corpo. Portanto, amiga, continue a buscar bons profissionais para acompanhá-la nessas questões. Não desista. Não deixe de ir às consultas. Não deixe de tomar os medicamentos apropriados. Peça para Deus colocar pessoas capacitadas em sua vida. Ele conhece suas necessidades. Peça, também, para Deus colocar pessoas cristãs esclarecidas ao seu lado para ajudar você em oração nessas questões. Essa combinação de cuidados da saúde e cuidados espirituais é o melhor caminho para encontrarmos liberdade de nossos vícios e lidar com as obsessões e compulsões.
E, quanto á igreja, mais do que tamanho, o que importa é o quanto essa igreja prioriza o ensino bíblico saudável e equilibrado. Eu participo de uma igreja que tem cerca de 50 membros e ninguém se mete na vida de ninguém. Repito para você o conselho de outras ocasiões: procure igrejas de denominações mais tradicionais (metodista, presbiteriana, batista, etc.) e que tenham uma forte ênfase na Palavra. E lembre-se de que Deus é o maior interessado em ajudar você a encontrar uma boa comunidade de fé. Assim como ele é o maior interessado em ajudar você e todas as suas questões.
Quanto a “viver para o Reino”, a interpretação mais bíblica, a meu ver, é simplesmente fazer com dedicação aquilo que Deus colocou diante de você: estudos, amizade, família, igreja. Não é morar na igreja e não é passar o dia inteiro trancada no quarto ouvindo sermões. É sair para fazer suas atividades e se relacionar com outros com o coração voltado para Deus, buscando direção dele, com atitude de sujeição a ele e serviço a outros. Isso só é possível com poder do Espírito Santo.
Aliás, é muito importante lembrar que o Espírito Santo nunca desiste de nós. Isso é uma mentira que nós contamos para nós mesmas e que o Inimigo usa para nos afastar de Deus. Você pertence a Deus para sempre, e ele não vai abandoná-la no meio do caminho. Confie nisso!
Até a próxima!
Kisses,
Su