Hello, M.! Entendo como essa situação é complicada, amiga. Ainda mais porque envolve coisas de família (mesmo que você seja adotiva, de alguma forma, esse primo faz parte de seu círculo familiar, não é mesmo?).
Em minha opinião, tem várias coisas para você considerar:
1 – Ele parece gostar de você também? Ao observar com objetividade, você nota que ele tem algum interesse romântico por você?
2 – Como sua família receberia esse relacionamento? Se vocês namorassem por um tempo e, depois se separassem, como seriam as ocasiões em que vocês teriam de se encontrar como família?
3 – Você estaria disposta a arriscar a amizade que vocês têm hoje para tentar algo mais? Uma amizade é para a vida toda. Um namoro que não dá certo pode acabar deixando você sozinha.
Eu sei que o fato de vocês terem muitos interesses em comum e serem bons amigos torna difícil você esconder seus sentimentos ou mesmo tentar reprimi-los, mas não é impossível.
Caso você decida (ou já tenha decidido) que não é boa ideia tentar um relacionamento mais sério, talvez você precise se afastar um pouco, só por um tempo. Se a amizade de vocês é forte, ela não vai morrer. Muitas vezes, só diminuir a frequência de conversar e encontros já ajuda o coração a se acalmar.
E, o mais importante de tudo: converse com Deus sobre essa questão. Ele conhece você, seu primo e suas circunstâncias perfeitamente. Ele ama você e tem bons planos para sua vida. Pela muita sabedoria e direção dele, confiando que ele vai lhe mostrar o melhor caminho.
Deus pode trabalhar no seu coração para que esses sentimentos por seu amigo mudem com o tempo e vocês tenham uma amizade mais forte do que antes! Confie na bondade de Deus.
E, se quiser conversar mais sobre isso ou qualquer outro assunto, estamos à disposição!
Até a próxima!
Kisses,
Su