Talvez a minha pergunta não seja comum mediante as quais você se depara constantemente, porém, hoje, o único canal que possa sanar as minhas dúvidas seja você.
Anos atrás descobri esse blog e nunca mais entrei e hoje, “creio que não por coincidência” eu me lembrei dele.
Bom, quando a minha frequência de busca de um relacionamento com Deus aumenta, eu tenho alguns sonhos, sonhos esses que mais parecem retratar uma realidade que não vemos.
Quase todos esses sonhos são parecidos, algum demônio está em alguém e eu estou tentando expulsá-lo, mas mediante a situação eu fico sem voz, não consigo declarar as palavras com voz alta e me sinto fraca.
Às vezes essas pessoas que estão sendo utilizadas como instrumento do maligno é alguém da minha família que me deixa morrendo de medo de os vê-los de tão real que é, parece que a qualquer momento elas vão me atacar e eu não vou saber o que fazer, o resumo deste sonho parece ser Deus dizendo se prepara que um dia irei te usar e é isso que ocorrerá caso você não esteja preparada.
Alguns dizem que é Deus revelando que eu tenho o dom de expulsar demônios, outros dizem que como eu tenho o dom de cantar, é algo relacionado a isso.
Outro sonho que é recorrente, retrata alguém querendo me matar, com faca, tiro, de várias formas e sinto que é sempre alguém usado por forças malignas. Nesses sonhos sempre acordo com a dor da facada ou do tiro, fico desesperada, pois, parece muito real, eu realmente SINTO a dor, acordada.
Outra coisa que gostaria de tentar entender é que sempre quando irá acontecer algo intenso e forte na minha vida de forma negativa, Deus me revela, ou até mesmo de outras pessoas, ele me revela também através de sonhos.
Ele já me revelou a morte de dois avôs meus, a traição do meu ex, acidente de moto de um colega, atualmente, a perca do emprego de minha mãe.
Tudo em sonho, as vezes compreendo o propósito, ele me alerta aos poucos do que ocorrerá no futuro e as vezes é direto. Para que você entenda um pouco mais irei citar um ocorrido.
A morte do pai de minha mãe:
Eu estava na cozinha com minha mãe e ela me informou o ocorrido e eu perguntei a ela se ela já não havia dito dias atrás, como se eu tivesse vivido um déjà vu, mas ela disse que não, pois havia acabado de acontecer.
No sonho, “que percebi que havia sido um sonho, depois do ocorrido real”, aconteceu as mesmas coisas, eu na cozinha conversando com minha mãe, ela dando a notícia.
Eu fico tentando compreender qual o propósito de Deus para com isso, alguns eu entendo pois ele me mostra, mas, outros não.
Será que tudo isso possui uma relação?
Desde já agradeço.
C.
Querida C., bem-vinda de volta ao blog! Sua dúvida é bem interessante e abrange várias questões. Na verdade, respondi a outras dúvidas sobre sonhos não faz muito tempo. Se quiser, dê uma espiada aqui: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/oi-su-gostaria-de-saber-se-ainda-existem-pessoas-que-tem-o-dom-de-interpretar-sonhos-como-o-jose-da-biblia-e/
E também aqui: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/oi-su-eu-e-minha-tia-vamos-viajar-de-aviao-meu-pai-me-deixou-ir-mas-minha-mae-disse-que-so-deixou-porque-ele-deixou-mas-se-fosse-so-ela-que-decidisse-ela-nao-deixaria-porque-ela-vai-ficar-preocupa/
É possível que você encontre informações que a ajudarão a refletir sobre esse assunto.
De modo mais específico, queria convidá-la a pensar sobre algumas coisas:
1. Deus nos criou de modo maravilhosamente complexo. Temos corpo, alma e espírito e essas três partes não trabalham de modo separado, mas em conjunto. Acredito que, de fato, alguns sonhos têm uma dimensão espiritual que precisa ser levada a sério. Muitas vezes, porém, eles refletem algo referente a suas emoções, a seus relacionamentos e até ao seu estado físico.
Durante uma época, eu tive uma porção de sonhos em que havia uma “presença maligna” à qual eu tentava resistir. Outras vezes eu tinha a sensação clara de morte, como você descreve. E, como você, eu me percebia sem voz e paralisada. Mais tarde, conversando com um psicólogo cristão, descobri que esses sonhos tinham a ver com questões familiares e emocionais. Quanto à sensação de dor física, angústia, mudez e paralisia, ela acontece em determinados estágios do sono em que a mente está mais acordada e o corpo ainda está dormindo (a explicação completa é um pouco mais complicada, mas em resumo é isso). Por vezes é associada a “paralisia do sono” (dê uma pesquisada online) e a distúrbios do sono.
2. Em sua igreja são feitos muitos exorcismos? Fala-se bastante de demônios e possessão? Em ambientes em que esses aspectos são destacados com muita frequência, é natural causarem forte impressão em sua mente, que, então, procura lidar com isso nos sonhos. Em minha opinião, uma ênfase exagerada sobre Satanás e demônios não é saudável e precisamos orar sempre para que Deus nos dê uma mente equilibrada em todos os sentidos. Se você tem bastante contato com esses aspectos da espiritualidade, pode ser que sua mente esteja usando essa “linguagem” para lhe falar de outras coisas de sua vida.
3. A Bíblia diz com todas as letras que, quando pertencemos a Cristo, o Maligno não nos toca (veja 1João 5.18). Ou seja: Não existe a possibilidade de sermos possuídos por forças demoníacas nem em sonho, nem na vida real. Se você e seus familiares são cristãos, o Espírito Santo habita dentro de vocês e, onde o Espírito habita, não há espaço algum para espíritos malignos.
4. Eu acredito que, de fato, às vezes Deus envia sonhos para nos preparar para coisas difíceis. No entanto, creio que isso é algo extremamente raro e que nossas decisões de modo geral, bem como o encaminhamento de nossa vida espiritual, não devem se basear nisso. A revelação completa de Deus já está na Bíblia e se confiamos no cuidado dele a cada momento, não precisamos de uma porção de revelações acerca do futuro.
Por vezes, os sonhos que parecem ser “premonições” na verdade são resultado de várias informações bem sutis que nosso subconsciente foi juntando sem que percebêssemos. Nosso cérebro organizou essas informações de um jeito lógico e depois “contou” para nós em sonho. Sem perceber, “pegamos coisas no ar” de antemão (como uma possível traição ou a piora no estado de saúde de alguém próximo).
Eu acredito que se Deus quer mesmo revelar algo através de sonho ele o faz de forma clara, para dar forças e paz, e não para deixar você mais aflita e confusa!
Diante disso, amiga, eu gostaria de propor algumas coisas:
1. Peça bastante clareza a Deus a respeito dessa questão. Quero incentivar você a conversar com um psicólogo cristão para tentar entender o que a está levando a ter esses sonhos. Pelas suas descrições, minha impressão é de que existe um forte componente emocional envolvido.
2. Se for o caso, evite conversas e contato com exorcismos e afins. Peça que Deus lhe dê uma espiritualidade equilibrada, focalizada em Cristo, e não em Satanás.
3. Peça que Deus lhe dê paz de espírito, certeza do cuidado dele em sua vida e certeza de que ele vai capacitá-la e fortalecê-la para todos os desafios do futuro, quaisquer que sejam e mesmo que venham sem aviso.
4. E, por fim, aconselharia você a procurar um clínico geral e conversar sobre possíveis distúrbios do sono. Ele poderá encaminhá-la para um especialista. Vale a pena investigar se esses sonhos também envolvem um componente físico.
Embora a vida com Deus não seja fácil, ele quer que nossa caminhada com ele tenha paz, confiança, alegria e uma leveza de espírito. Para isso, ele nos dá vários recursos, como os que mencionei acima.
Que Deus lhe dê muita sabedoria e muito discernimento para essa questão!
Kisses,
Su