Ir para o conteúdo
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana
Menu
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana

Pergunta:

Eu to conversando com meu crush há algum tempo (ainda não estamos em um relacionamento, mas está claro q o sentimento é recíproco) e esses dias a gente tava falando sobre amizade entre homem e mulher e ele disse algo q me deixou intrigada. É o seguinte: eu falei p ele que meu melhor amigo era homem e ele falou que às vezes esse tipo de amizade não dá certo pq pode ser que o amigo se apaixone pela amiga. Até aí, tudo bem, até pq concordo com isso e realmente até acho que meu melhor amigo nutre sentimentos por mim. Só que ele falou que aprendeu isso da pior maneira: ele tava em um relacionamento e passando por um momento difícil da vida dele porque estava cansado de morar em um lugar que ele não gostava e de estudar e trabalhar com algo que odiava; ele tinha uma amiga, e depois de um tempo, começou a se sentir atraído por ela. Ele disse que teve que “acabar” com a amizade, tipo falou para a menina que não queria mais conversar/ver ela e explicou o por quê: ele tinha namorada e a amava muito, e que não seria bom continuar interagindo com ela pq essa atração poderia aumentar e enfim. Eu perguntei se ele contou isso para a ex namorada dele e ele disse que não, e que acha que foi melhor assim. Conversei com meus outros amigos (inclusive o meu melhor amigo) e todos disseram que isso tudo é uma red flag (espero que vc entenda o significado da expressão kkk). Confesso que um lado meu entende que isso acontece mesmo e que ele fez o certo em se afastar da garota e não trair a namorada dele, mas o meu outro lado acha que se atrair por outras pessoas enquanto diz amar uma não é normal, muito menos esconder tudo isso dela. O que vc acha? C

Resposta da Sú:

Hello, C.! Concordo que amizade entre pessoas de sexo oposto pode ter suas complicações, mas nem por isso é algo que deva ser evitado. Vai depender do nível de maturidade de cada um, do quanto cada um se sente seguro e comprometido em outros relacionamentos, etc.

E, de fato, seus outros amigos têm razão. Essa história de ele não ter contado para a ex-namorada é uma red flag das grandes. Para começar, só porque você ama alguém e tem um compromisso com essa pessoa, não quer dizer que você nunca vai sentir alguma atração por outra pessoa. Mas, atração (assim como amor) não é algo descontrolado, que simplesmente “acontece” e a gente deixa correr solto. Caso ela apareça, a gente escolhe se vai alimentá-la ou não, se vai se afastar da pessoa ou não. A gente escolhe amar, a gente escolhe cultivar relacionamentos. São decisões. É possível que seu crush tenha feito bem em se afastar da amiga quando se sentiu atraído por ela ao mesmo tempo que estava namorando (se ele percebeu que não teria maturidade para lidar com a situação de outra forma, menos mal). Mas, como disse, não achei legal ele ter escondido isso da namorada. Namoro é um relacionamento super sério. É um tempo de avaliar se a gente vai querer passar o resto da vida com aquela pessoa. Esconder coisas é péssima ideia, pois pode criar um clima de desconfiança. O caminho para bons relacionamentos é diálogo – muuuuito diálogo.

Portanto, amiga, eu acho que vale a pena você conversar com seu crush sobre isso. Diga para ele o que você disse aqui. Antes de vocês começarem algo mais sério, é importante você estar segura de que pode confiar nele, de que pode dialogar abertamente com ele, de que nenhum dos dois vai esconder coisas do outro. A meu ver, a reação dele a uma conversa desse tipo vai ajudar você a conhecê-lo melhor e saber se você realmente quer avançar para um compromisso maior com ele.

E, mais importante de tudo: converse com Deus sobre essa questão. Ele entende tudo de relacionamentos e gosta demais de nos ajudar em nossas perplexidades. Conte para ele o que está acontecendo. Peça para ele lhe dar clareza e sabedoria. E confie que ele irá responder 🙂

Até a próxima!

Kisses,

Su

Pergunte a Su
  • Postado por Susana Klassen
  • Dia 06/05/2023
  • Às 08:14
  • Tags: amizade, atração, confiança, diálogo, namoro, relacionamentos, sinceridade
Susana Klassen

Susana Klassen

Susana Klassen traduz literatura cristã e escreve textos didáticos e paradidáticos para adolescentes. Leitora ávida de ficção, fã do U2 e mochileira em aventuras com seu marido/melhor amigo, Vander. Crescendo com Deus e com os irmãos na comunidade de Cristo.
Ver mais posts
PrevPost AnteriorOlá Su, Graça e Paz, que Deus continue lhe guiando por essa longa jornada e te capacitando cada dia mais para poder lidar com as adversidades e conflitos de cada dia, e para ajudar, orientar pessoas, ainda mais jovens, adolescentes, como nós.
Su, Como era para você na escola, faculdade, cursos que deve ter feito? Você sempre teve hábito de estudar? Já ficou de recuperação algumas vezes?
Como era seus hábitos de estudos? Você estudava ou estuda quantas horas por dias, separando tempo entre Escola, faculdade e a bíblia?
Você divide seus estudos em blocos, tipo A cada meia hora de estudo, você faz pausas de 5–10 minutos ou consegue estudar por mais de 1 hora, com poucas pausas?
Quero organizar a minha vida e rotina de estudos. Estou atolada na Faculdade, acabei deixando muitos conteúdos acumulados e estou tentando correr atrás para remediar a situação. Quero evitar ao máximo ter que ficar reprovar em alguma disciplina, pois pode atrasar na formação do curso, mas sei que em alguns casos específicos, é melhor reprovar, do que passar, sem ter entendido nada e me prejudicar em outras matérias.
Eu estou absolutamente afastada de Deus, faz mais de 9 meses que não oro e nem leio a bíblia e não vou à igreja tem mais de três anos e penso que se continuar desse jeito vou para o inferno.
Outra coisa, sobre essa colega que eu já te disse. Eu tenho sentimentos conflitantes, porque por um lado, eu até gosto dela, para ficar algumas horas, assistir ao filme, mas nem sempre, porque ele acaba pegando corda e querendo vir sempre. Com minhas amigas mais íntimas, não tenho esse problema, mas se elas viessem sempre, em momentos inoportunos, eu também ficaria incomoda.
Mas, ao mesmo tempo, sinto pena por ela, porque ela é carente e quer ter amigos, uma vida normal e ela tem dificuldades de aprendizagem e as pessoas acabam zombando dela e isso me lembra minha infância, adolescência e até hoje sou ignorada, deixada de lado, um pouco por conta do meu TDAH, mania de falar demais, falar bobeiras, ter dificuldades em contribuir nos trabalhos escolares em grupos, mesmo eu querendo ajudar, mas sem saber por onde começar.
Mas quando eu faço perguntas inapropriadas, falo coisas desnecessárias, às vezes as pessoas me cortam. Eu fico constrangida, mas, ao mesmo tempo, reflexiva, sobre o que eu posso fazer para melhorar como pessoa, me colocar no lugar do outro, pois eu mesmo não gosto quando alguém é insistente, fala demais, é grudento comigo
Há anos já tive uma colega que era mais velha que eu, eu tinha 11 anos e ela uns 14 e ele se aproveitava da minha ingenuidade e do meu jeito de ser, de ter dificuldade em dizer não e queria ir todo dia em casa mexer no computador do meu irmão, pedir roupas emprestadas, sabendo que minha mãe não gostava que eu emprestava minhas coisas sem pedir permissão antes. Com o tempo, eu e principalmente minha mãe cortou ela, de forma educada, dando indiretas súteis, e ela parou de frequentar nossa casa.
Há, outra coisa é sobre minha menstruação
Como eu disse anteriormente eu gosto do meu ciclo, me sinto mais feminina, e, porque é algo natural, mas, ao mesmo tempo, me sinto incomodada, porque meu fluxo é intenso e mancha minhas roupas e não posso deitar da forma que mais gosto, porque mancha o lençol.
Tenho cólicas, não a ponto de ser grave, mas é desconfortável, porque tomando dipirona ou ibuprofeno, ou mesmo chás, a cólica vai e volta, e dura de 3 a 5 dias. E não quero tomar remédios toda hora, porque faz mal.
O que fazer? L.
Próximo PostTeste: Você passa muito tempo vendo vídeos no celular?Next
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.

Mundo Cristão – FaithGirlz

Sas © {{Y}}. Todos os direitos reservados.