Hello, I.! Para começar, é importante você entender que o fim de um namoro pode ser, sim, uma experiência difícil, que às vezes leva tempo para processarmos. É natural você ter ficado abalada, especialmente se você e seu namorado tinham um nível profundo de proximidade e intimidade.
Portanto, tenha paciência consigo mesma, converse bastante com Deus sobre essa questão e procure incluir em sua rotina atividades que lhe deem prazer, por mais simples que sejam (inclusive passar tempo com amigos e familiares, na medida do possível).
E por falar em amigos, minha opinião é de que você deve mesmo continuar só na amizade com esse garoto, pois seu coração ainda não está recuperado do relacionamento anterior e isso poderia afetar um novo namoro (“ficar” também poderia complicar ainda mais as coisas dentro de você). Quem sabe essa é uma forma de você explicar para ele que não está pronta para um novo compromisso no momento. Você pode dizer que valoriza a amizade dele e que gostaria de continuar assim. Se um compromisso com ele fizer parte dos planos de Deus para vocês, vai acontecer naturalmente, no momento certo, quando vocês dois estiverem preparados.
Seja bem honesta com ele, pedindo a Deus que lhe dê as palavras certas. E lembre-se de que não temos como controlar os sentimentos dos outros. Por mais que você seja amigável e fale com jeito, ainda assim pode ser que ele fique magoado por um tempo. Não é culpa sua. Não se assuste se ele se afastar de você. Se a amizade de vocês for firme, existe a grande probabilidade de vocês se reaproximarem e continuarem a ser amigos.
Peça a Deus para lhe mostrar claramente o próximo passo e confie que ele vai ajudá-la a lidar com essa situação!
E, sempre que quiser trocar uma ideia, estamos aqui!
Kisses,
Su