Ir para o conteúdo
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana
Menu
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana

Pergunta:

Hey Su, eu não consigo me avrir com minha psicóloga. Tipo, vou lá toda quinta-feira é quando chego não consigo me abrir direito, falo um monte de besteiras, mas aí quando chego em casa os problemas vem a tona. Aish, isso é tão ruim. Eu tô com problemas com minha mãe, penso em contar para ela sobre o que aconteceu entre mim e aquele garoto nojento, mas ela está com problemas de mais já, tipo, brigas constantes com meu pai, cansaço e ela está com depressão também por meu pai a ter traído quando estavam apenas dando um tempo. Mas aí não tenho com quem me abrir, meus irmãos não moram mais comigo, tenho minha amiga(Tipo, só ela) mas não quero trazer problemas, e ainda preciso estudar pois tirei nota horríveis na segunda unidade graças ao idiota babacão lá que me ligava de minuto a minuto e se eu não atendesse ele brigava, não entendia que eu tinha que estudar é ficava ocupando meu tempo. Eu preciso de uma mãe mais presente, ela está se afastando cada vez mais de mim, e eu não colaboro em tentar aproxima-la, não consigo controlar meus impulsos e fico longe é isolada, porém só faço chorar depois das brigas. Ela não entende que preciso da atenção dela, fico invejando minhas colegas por terem uma mãe a qualquer hora. Não sei o que fazer, Su. Estou querendo que esse ano horrível acabe logo…só isso. :( R.

Resposta da Sú:

Hello, R.! Puxa, sinto muito que você esteja tão triste. Mas tem algumas coisas que você pode fazer, amiga.
Primeiro, quanto à psicóloga, antes de ir à consulta (tipo, durante a semana, quando alguma coisa que lhe vier à mente), faça anotações ou grave áudios para ajudar você a se lembrar do que gostaria de conversar. Você também pedir ajuda dela dizendo algo do tipo: “Olha, hoje eu queria conversar sobre … (por exemplo, minha mãe/ a escola/ etc.), mas não estou conseguindo me abrir. Será que você pode fazer algumas perguntas para me ajudar a me expressar? Eu quero colocar algumas coisas para fora, mas não está saindo”. Você também pode escrever tipo uma carta para a psicóloga quando lembrar de alguma durante a semana e ler para ela durante o encontro. Eu mesma já fiz isso e foi bem produtivo!
E o mesmo se aplica à sua mãe. Não desista de tentar se comunicar com ela. Não importa qual seja a situação dela com seu pai, ou no trabalho, ou seja lá o que for, sua mãe tem uma séria responsabilidade de acompanhar, apoiar e orientar você nessa fase. Você não precisa cobrar isso dela, mas deve continuar tentando dizer para ela o quanto você precisa desse acompanhamento, o quanto as coisas estão difíceis e o quanto o apoio dela faria diferença. A mesma coisa vale para o seu pai, pois os dois têm obrigações e responsabilidades em relação a você. Mesmo que não role um diálogo maravilhoso logo de cara (essas coisas levam tempo), é importante você insistir. Aproveite e comente com a psicóloga sobre essa questão. Aliás, você pode dizer para ela exatamente o que escreveu para mim aqui na pergunta!

Se não conseguir falar com sua mãe, escreva uma carta, uma mensagem de texto, grave um áudio ou um vídeo.

E, mais importantíssimo de tudo, lembre-se de que você não está sozinha. Deus está ao seu lado, sempre pronto a ajudá-la, e ele tem poder para fazer muito mais do que qualquer psicólogo, pai, mãe, amigo – embora muitas vezes ele use essas pessoas também 🙂 Fale com ele, abra seu coração, peça socorro dele sempre que bater a angústia.
Começar um novo ano não vai mudar as coisas, mas pedir as coisas com certeza fará toda diferença pra melhor! Confie nisso!

E passe aqui sempre que quiser conversar, ok?

 

Kisses,

Su

Pergunte a Su
  • Postado por Susana Klassen
  • Dia 19/08/2019
  • Às 13:29
  • Tags: mãe, pais, psicólogo, relacionamento familiar, relacionamentos
Susana Klassen

Susana Klassen

Susana Klassen traduz literatura cristã e escreve textos didáticos e paradidáticos para adolescentes. Leitora ávida de ficção, fã do U2 e mochileira em aventuras com seu marido/melhor amigo, Vander. Crescendo com Deus e com os irmãos na comunidade de Cristo.
Ver mais posts
PrevPost Anterioroi su, muito tempo q não venho aqui, então.. hoje em dia eu estou com um problema sobre um “relacionamento” q na verdade eu não tenho nada muito sério com o boyzinho la, enfim. Eu conheci ele final do ano passado(2018), só q começamos a conversar mais em março desse ano, eu nunca vi ele, porém la rola um certo sentimentos entre nós (é recíproco) , só que sempre que a gente marca pra se ver, nunca dar, sempre acontece algo, entende ? eu fico triste com isso, já pensei até em desistir dele, mas eu não quero, eu quero mt ele na minha vida ,nos entendemos mt , ele me faz feliz, eu gosto muito dele,enfim, me ajuda suh, bjs –C
Próximo PostOlá Su. Graça e paz. Como vai? Então su. Estou com algumas dúvidas. Eu era da igreja da minha mãe, mas em 2014 eu passei a frequentar outra igreja e fiquei nela por 5 anos. Mas agora eu estou frequentado a minha antiga igreja de novo e não sei o que fazer. Minha mãe quer que eu voltei para essa antiga igreja, porque meu irmão também vai nela e ela disse que ir em igreja diferente, a família fica desunida. E eu mudei de casa, e agora para eu ir na minha igreja, fica longe e minha mãe ou irmão que tem que me levar. Já ouvi falar que o certo é a família frequentar a mesma igreja. To meio perdida. Help-me. A uma outra coisa, na verdade é uma dúvida bobinha. Teve um casal que ficou junto, e depois descobriram que eram meio-irmãos, e acontece que já tinha filhos juntos, e escolheram continuar juntos, porque já tinham ligação. Sei que importante exames médicos, justamente para preveniver doenças e situações como essa. Mas como eles descobriram depois, eles devem se separar, já que agora já sabem a verdade, e Deus não leva em conta o tempo da ignorância. Desde já, obrigada. L.Next
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.

Mundo Cristão – FaithGirlz

Sas © {{Y}}. Todos os direitos reservados.