Querida A., achei tão interessante o que você colocou. De fato, uma educação com princípios e valores é algo maravilhoso e, com certeza, ainda vai ajudar você muito ao longo da vida. E, de modo geral, ser realista também é bom. Ao mesmo tempo, contudo, todas nós precisamos de um pouco de espaço em nossa vida para sonhar, para sermos “iludidas” e “idiotas” (kkk), enfim, para vivenciarmos não apenas as coisas racionais, mas as do coração também.
Diante de tudo o que você falou, eu acho que isso está fazendo um pouco de falta em sua vida – esse sonhar e imaginar possibilidades, mesmo que talvez sejam impossíveis. Já lhe ocorreu que, se esse menino faz parte do roteiro que Deus escreveu para sua vida, Deus vai fazer seus caminhos se cruzarem no futuro? Você já pensou que talvez essa paixão passe agora, mas volte depois, quando for o momento certo? A gente não sabe os planos que Deus tem para nós. Só sabe que são infinitamente melhores do que podemos imaginar.
A meu ver, em parte você está apaixonada por esse menino e, em parte, você está apaixonada pela paixão. Está descobrindo que, além da vida lógica e super racional e além das paixõezinhas bobas, existem sentimentos muito bonitos, que tocam fundo. Só que isso tudo é meio conflitante com seu foco na realidade – daí sua tristeza. Por favor, entenda que não existe nada de errado com esses sentimentos. Pelo contrário, Deus nos criou para sermos sensíveis, para termos esse “friozinho na barriga”, para termos vontade de sonhar. Algumas meninas esquecem a realidade e se jogam de cabeça nesse mundo de sonhos e fantasias, o que não é nada legal. Outras se esquecem de sonhar e imaginar, o que também é bonito e importante. Nenhum dos extremos é bom.
Em minha opinião, você não deve ser tão dura consigo mesma e com esse afeto que você sente e chamar só de “paixonite” que vai passar e que você vai esquecer. Talvez seja, mesmo, uma paixão passageira, mas você não precisa se envergonhar desse sentimento nem tentar reprimi-lo.
Entendo que você não pretende namorar agora. Tudo bem. Mas pode ser que, por meio desse momento que você está vivenciando, Deus esteja preparando seu coração para futuros acontecimentos (que podem ou não incluir esse menino – nós não sabemos!). Existe espaço para estar apaixonada e vivenciar essa paixão dentro de você sem precisar namorar ou ficar, mas apenas sendo amigos. Isso se chama “amor platônico” e tem um papel suuuper saudável em nosso desenvolvimento emocional.
Converse com Deus sobre esses sentimentos sem pedir algo específico, mas apenas contando o que se passa em seu coração e perguntando o que Deus pensa disso e o que ele tem em mente pra você.
Que Deus lhe dê um bom equilíbrio entre ter o pé no chão e a cabeça nas nuvens J
Kisses,
Su