Hello, H.! Eu entendo como é difícil lidar com essas situações. O que exatamente é esse “falar mal”. A pessoa está acusando você injustamente de alguma coisa? Está contando mentiras a seu respeito? Está fazendo fofoca? Está trazendo para a igreja coisas de sua vida pessoal?
A primeira coisa que a gente pode tentar nessas situações é simplesmente ignorar. Faça de conta que não é com você. Eu sei que não é fácil, mas, às vezes, quando alguém sai falando mal ou fazendo fofoca é porque quer causar tumulto ou receber atenção. Nesses casos, é melhor deixar quieto. Quando a pessoa vê que não conseguiu nos provocar, ela perde o interesse.
Agora, se essa situação continuar, pode ser boa ideia conversar com seus pais e/ou alguma pessoa mais velha de sua confiança na igreja. Conte o que está acontecendo e como isso tem afetado você. Quem está mais próximo e conhece melhor os detalhes da situação pode orientar você melhor.
Se você conhece bem essa pessoa, você pode tentar falar com ela com muita calma, sem fazer acusações e sem jogar na cara dela o que ela fez de pior (isso só torna a conversa mais tensa). Pode ser bom levar outra pessoa com você para essa conversa (seus pais ou alguém da igreja) para tentar resolver essa situação.
E, por fim, se ainda assim a pessoa continuar falando mal de você na igreja, é hora de levar a questão para alguém da liderança. De novo, com muita calma, conte o que está acontecendo, diga como você tentou resolver a situação e peça orientação sobre o que mais pode ser feito.
Em todos esses passos, converse bastante com Deus e peça direção dele. Deus quer nos ajudar a ter um convívio de paz na igreja e quer nos mostrar como lidar com essas dificuldades com sabedoria e amor. Confie na ajuda dele!
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Kisses,
Su