Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida J., meu coração ficou pesado de ler seu desabafo! Ao mesmo tempo, podemos agradecer juntas a Deus porque ele com certeza está com você. Ele não a abandonou e ele sabe o quanto essa situação está difícil. No momento você não percebe, mas ele já está preparando um alívio e, quem sabe, uma saída. Confie nisso!

Uma coisa muito importante é procurar ajuda de uma pessoa adulta de sua confiança (uma tia? uma professora? alguém de sua igreja ou de sua escola?), para quem você possa contar em mais detalhes o que está acontecendo e pedir orientação. Se esses problemas envolverem abuso de qualquer tipo ou humilhações verbais constantes, você deve buscar ajuda. Uma professora ou coordenadora pedagógica de sua escola pode orientá-la. Não é certo deixar esse bullying continuar dentro de sua casa. Você não tem motivo para se envergonhar e, portanto, deve pedir ajuda o mais rápido possível! E você não precisa e não deve tentar enfrentar a situação sozinha, nem deve deixar as coisas como estão.

Portanto, outra coisa importante a fazer, com a ajuda de uma pessoa adulta de sua confiança, é escrever uma carta para seus pais dizendo como você está se sentindo em relação a tudo isso. Escreva com calma, pedindo que Deus lhe dê sabedoria e palavras certas para se expressar com clareza. Diga que você gostaria muito que houvesse um relacionamento melhor entre vocês e que seria muito bom se vocês conseguissem conversar sobre o que está acontecendo. Talvez seja necessária a intervenção de alguém de fora (um conselheiro, um psicólogo, ou alguma outra pessoa com experiência nessas questões) para começar esse diálogo.

Por fim, você pode pedir para Deus lhe mostrar se existe algo que você precisa mudar em sua atitude em relação a seus pais. Não estou dizendo que você é culpada das humilhações que sofre, mas que talvez seja possível encará-las de um jeito que torne as coisas menos pesadas. Deus sabe o que se passa no coração de cada pessoa de sua família e pode lhe dar a clareza e a direção que você precisa.

Em resumo, amiga, não fique sofrendo sozinha. Peça ajuda! Deus tem poder para colocar em sua vida as pessoas certas neste momento. Converse muito com ele e saiba que ele não vai deixá-la na mão!

E, sempre que quiser conversar ou precisar desabafar, estamos aqui!

Kisses,
Su