Ir para o conteúdo
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana
Menu
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana

Pergunta:

Oi Su, antes de ler sua resposta eu tive uma tentativa de diálogo com ele. […] Su, eu fiquei incomodada com ele achando que um único print deveria ser o suficiente pra mostrar que não me esconde. O print era literalmente ele dizendo “Ah, eu não chamo ela de Laryssa/Chamo ela de lary e até meu bem”. Um print sem contexto nenhum, só com essas mensagens. E ele ainda diz “até de mandei print” comi se fosse grande coisa. E reclama que eu nem mudei de opinião. Mas Su, é uma situação complexa, que envolve várias atitudes dele, como um único print, sem contexto, onde ele só diz que não me chama pelo meu nome, deveria bastar pra eu mudar de opinião? Deveria bastar pra eu chegar a conclusão que ele não esconde?. Não faz sentido. E ele ainda disse como se tivesse feito grande coisa pra me provar e eu nem levei em consideração. E Su, o que vc acha dessa parte dele ter riscado o print, e não ter gostado quando eu sugeri que ele poderia n querer q eu visse quem é?. Pq tipo, se a pessoa manda um print pra namorada, e risca o nome da pessoa q ele conversou, é estranho, não é? Pq parece q quer esconder. Nesse caso aí foi o amigo dele. Mas ele msm disse q acha normal isso, e se não quiser dizer ele não fiz mesmo. Mas, Su, mandar o print riscando o nome da pessoa? Seria uma atitude estranha né?. Vc acha q faz sentido a reação dele,? Eu não sei se vale a pena tentar dialogar Su. Eu vou tentar de novo, mas deve ser melhor terminar. **** Oi Su, depois da última pergunta que eu te mandei eu tentei mais uma vez conversar com meu namorado. Depois de muito tempo, depois dele falar várias coisas chatas pra mim, ele resolveu “se abrir”. E aí ele começou falando que sentia vergonha de namorar, porque ele não quer ser zoado pelas pessoas. Disse q sente vergonha de falar que namora. Falou que não fazia sentido eu achar que era vergonha de mim. Falou até que eu estava sendo injusta com ele, porque eu estava agindo como se ele tivesse feito algo pra me machucar, e ele disse que não fez. Eu não achei muito sincera essa explicação toda. Até porque ele passou horas falando um monte de coisa chata, aí só depois disse isso. Su, eu fiquei muito chateada com esse negócio que ele falou. Porque ele disse que sente vergonha de namorar, depois disse que sente vergonha de falar que namora… Só que eu tô me sentindo muito culpada. Principalmente porque eu não sei se eu deveria compreender ele, ou ele que tá errado. Aí no final, ele ainda ficou falando que sente que eu tô desistindo dele e coisas assim. E eu comecei a me sentir super culpada, e com dó dele. Mas eu acho que não é justo que eu me sinta assim,.. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Coloquei suas duas perguntas aqui, pois vou respondê-las juntas. E omiti o print que você mandou por uma questão de privacidade (precisaria de autorização do seu namorado para colocar aqui o que ele escreveu).

Tomando como referência suas tentativas de diálogo e as respostas que ele lhe dá, minha impressão é de que você está bastante desgastada nesse relacionamento. E, ao que tudo indica, seu namorado parece não ter maturidade ou disposição de melhorar esse diálogo. As falas dele vêm com um tom de impaciência ou até certo desinteresse e um bocado de irritação. Ele cala, você insiste, ele se irrita. Essa não é uma dinâmica saudável.

Pelo que você diz, sua decisão parece estar tomada. Se você não vê possibilidade de esse quadro mudar (parece improvável, pelo menos não sem muuuuita energia, esforço, paciência, perseverança de ambas as partes), pode mesmo ser hora de terminar.

É muito natural você se sentir triste, ou mesmo culpada, mas essas não são boas razões para permanecer em um relacionamento. Se não existe um afeto verdadeiro de ambas as partes, que cria espaço para dialogar e buscar soluções práticas e tomar providências (não vi ele propor como vai mudar essa história de esconder que namora, por exemplo), é difícil o relacionamento ir adiante.

Não sei se você já falou com ele, mas, a meu ver, na verdade você parece já ter tomado a decisão de terminar. Comunique sua decisão para ele e, então, peça ajuda de Deus para se manter firme naquilo que você resolveu e para lidar com os mil sentimentos mistos que virão depois.

Esses sentimentos são normais e precisam de tempo para se acalmar. Tentar manter um relacionamento por pena ou culpa só vai adiar o inevitável e trazer sofrimento adicional para vocês dois.

Encerrar um relacionamento de longa data nunca é fácil, mas, por vezes, é a coisa certa a fazer para poupar vocês dois de mais desgaste e conflitos piores. Para isso existe namoro: para aprender e entender o que pode ser melhorado/mudado antes de entrar em um casamento, um compromisso para a vida inteira que não deve ser quebrado.

Que o Senhor lhe dê sabedoria, direção clara e paz, amiga!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Pergunte a Su
  • Postado por Susana Klassen
  • Dia 12/05/2021
  • Às 13:50
  • Tags: conflito, conversar, diálogo, fim de namoro, namorado, namoro, relacionamento, terminar namoro
Susana Klassen

Susana Klassen

Susana Klassen traduz literatura cristã e escreve textos didáticos e paradidáticos para adolescentes. Leitora ávida de ficção, fã do U2 e mochileira em aventuras com seu marido/melhor amigo, Vander. Crescendo com Deus e com os irmãos na comunidade de Cristo.
Ver mais posts
PrevPost AnteriorOi, Su. Uma vez minha vó disse que quem é crente de verdade (tem vida com Deus), não sofre mortes horríveis, tipo assassinatos em que há esquartejamento. Mas tempo depois, eu perguntei para meu ex tio (ex marido da minha tia) e ele disse que isso não é verdade, que todos estamos sujeitos a passar por isso e minha vó disse nesse dia que ela pensava assim, mas que ela estava enganada e que acontece essas coisas com crente também. Mas uma vez, em um estudo bíblico com uma mulher adventista, ela disse que cristãos não passam por essas mortes horríveis. Pode me explicar sobre isso? E quanto ao suicídio, eu sei que foge do ideal de Deus, mas que existem doenças mentais que levam as pessoas a ter atitudes irracionais, surtos. Mas qual o propósito final disso? Se ela recebeu Jesus verdadeiramente, mas que por doenças, se matou, e mesmo assim foi salva, como será o galardão dela no céu? Kisses. L.
Próximo PostQuerida amiga, muito obrigada por tudo o que respondeu. Aprendi muito. Estou lendo o livro e vou reler as respostas e rever o site indicado para pensar a respeito de cada coisa. Três informações: * A página “Cristãos que meditam” é muito boa. Agradeço por ter me mostrado. * Queria ler ao menos um livro cristão esse ano e graças a você agora estou fazendo isso a respeito de um assunto que muito me interessa. * Sua opinião sobre a linguagem neutra foi muito importante para mim. Penso que, quando eu voltar com o blog e souber mais da linguagem, posso fazer posts com e sem essa ela, assim, as pessoas se sentiram incluídas/acolhidas, treinarão a leitura nesse estilo e aquelas que não gostam muito ou se sentem desconfortáveis com ela, podem ler do jeito que estão acostumados. Muito grata por tudo, até breve! D.Next
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.

Mundo Cristão – FaithGirlz

Sas © {{Y}}. Todos os direitos reservados.