Hello, N.! Que coisa boa encontrar você por aqui 🙂 Fico feliz que você está conseguindo ler e entender melhor a Bíblia. Isso é presente de Deus. Aliás, é presente do Espírito Santo!
Para nosso entendimento humano limitado é meio difícil entender essa distinção entre as Três Pessoas de Deus, mas, com a ajuda Dele, a gente consegue perceber algumas coisas importantes.
1 – O Ser Divino que a gente chama de Deus é um só, mas ele é constituído de três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo – ou seja, ele é ao mesmo tempo Um e Três. Não são três Deuses, mas um Deus em três papéis. A gente chama esse trio de Trindade.
2 – As três Pessoas da Trindade sempre existiram e estão sempre de acordo em todas as coisas. Entre elas, nunca existe conflito e ninguém manda em ninguém. É como se fossem três Pessoas dançando juntas em perfeita harmonia e sincronia – sem pisar no pé uma da outra, kkk.
3 – O Pai enviou o Filho (Jesus) como ser humano, que morreu por nós e pagou por nossos pecados para que nós possamos nos relacionar com ele. O Filho morreu, ressuscitou e voltou para o céu, para continuar ao lado do Pai para sempre. O Pai e o Filho enviaram o Espírito Santo para morar dentro de nós e nos ajudar em todas as coisas durante nossa jornada aqui na terra. O Espírito nos dá forças, nos lembra de coisas importantes e, acima de tudo, está dentro de nós o tempo todo, até o dia em que veremos Deus face a face no céu.
4 – Mas, como Deus é um só, nós também dizemos que o Pai está conosco e que Jesus está conosco. Não tem nada de errado com isso. É só uma forma de nossa mente lidar com uma verdade grande demais para ela.
Às vezes, a gente usa Pessoas diferentes (Pai, Filho, Espírito) para falar de aspectos diferentes do nosso relacionamento com Deus. A gente se relaciona o tempo todo com as Três Pessoas, mas pode se dirigir a uma Pessoa específica de acordo com as circunstâncias. Por exemplo, se você está precisando lembrar que faz parte da família de Deus, talvez você ore: “Deus Pai, obrigada porque eu sou sua filha, porque o Senhor me recebeu em sua família”. Se você está precisando se lembrar de que Deus entende você, talvez ore: “Senhor Jesus, você veio morar aqui na terra, então você sabe como é sentir-se triste, cansado, alegre, com sono, com fome, etc. Obrigada porque você entende todas as minhas experiências como ser humano”. E, se você está precisando de forças e direção, por exemplo, pode orar: “Espírito Santo, por favor, me ajude a tomar decisões sábias. Me dê forças para obedecer suas instruções sempre. Console meu coração, acalme meus pensamentos e me dê amor por outros”.
Essa é uma explicação bem básica e, com certeza, não esclarece tudo.
Mas, eu vou contar um segredo: De um jeito muito especial, quando a gente lê a Bíblia, conversa com Deus e pede ajuda dele, a gente começa a entender a Trindade de uma forma que vai além nosso intelecto. A gente entende de um jeito espiritual, com base na Palavra e também em nossas experiências com cada Pessoa. É muuuito legal!
Que o Senhor abençoe suas leituras e lhe dê compreensão cada vez mais profunda de quem ele é!
Até a próxima, amiga!
Kisses,
Su