Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, N.! Nada de pânico amiga. Para começar, é importante você entender que seus seios ainda vão crescer (você tem pelo menos uns 5 anos de desenvolvimento pela frente!) e que é mais uma questão de ter paciência. Uma coisa que ajuda bastante é você aprender a agradecer a Deus por seu corpo. Pense comigo: Deus criou você de um jeito singular. Ele pensou em cada detalhe de seu corpo – cada curva, cada pintinha, tudinho! E ele formou você com muito amor. Portanto, ele é o maior interessado em ajudá-la a curtir esse presente maravilhoso que ele lhe deu. Converse com Deus e peça para ele ajudá-la a viver esse momento com gratidão e paciência. Cada menina tem um ritmo de crescimento diferente, o que significa que não tem nada de errado com você!

Infelizmente, essas meninas que ficam zoando com você não entendem isso. Elas ainda precisam amadurecer um pouco pra saber que é bobeira pensar que todo mundo tem que ser igual.

Peça para Deus ajudar você a lidar com essas gozações e, se necessário, conversar com essas meninas e dizer que isso está incomodando você.

Aproveite que você está pensando em seu corpo e faça uma lista de todas as coisas que você gosta dele. Coloque-se na frente do espelho, comece do topo da cabeça e vá até as pontinhas dos pés. Vá anotando tudo o que você achar legal (peça para Deus ajudar você a se enxergar como ele a enxerga!). Sempre que bater um desânimo com essa história dos seios, lembre-se da lista. Afinal, todas nós somos bonitas como um conjunto de elementos. Ninguém é só um par de seios ambulante, rsrs.

Peça para Deus lhe dar criatividade para celebrar sua beleza – tipo, pensar em maneiras de destacar as coisas que você mais gosta. Pode ser uma maquiagem leve (se sua mãe deixar), uma roupa de uma cor que destaca seus olhos, um acessório legal. Enfim, pense em como ressaltar sua beleza de modo geral. Quanto mais bonita você se sentir como um todo, menos complicado vai ser lidar com essa questão dos seios.

Algo suuuper importante também é pedir ajuda de Deus para não ficar se comparando com suas outras meninas nem com as pessoas na mídia. Você é singular, lembra? Comparações nunca fazem bem e não ajudam em nada. Cada menina tem seu ritmo de crescimento. Eu sei que é difícil parecer que você está “atrasada” (o que, aliás, não é verdade), mas quanto mais você deixar seus pensamentos se fixarem nessa ideia, mais triste você vai ficar. Quando você perceber que está se comparando, lembre-se da lista que você fez, peça para Deus ajudar você a parar e agradeça por quem você é! Com um pouco de prática, isso vai ajudar um bocado J

Ah, e tenho duas leituras muito bacanas para recomendar que falam exatamente sobre essa questão e sobre mais uma porção de assuntos importantes dessa fase de sua vida:

Manual de Sobrevivência da Garota Descolada: http://www.mundocristao.com.br/produto/545.

O Livro da Beleza: http://www.mundocristao.com.br/produto/833/O-livro-da-beleza

São dois livros bem gostosos de ler, com dicas super práticas!

Ah, e se precisar de mais dicas para lidar com os comentários das meninas e melhorar seu relacionamento com elas, você vai encontrar sugestões bem práticas e legais no livro Eu e elashttp://www.mundocristao.com.br/conteudo/557/Eu-e-elas%3a-Tudo-o-que-voc%C3%AA-precisa-saber-sobre-amizades%2c-bullying-e-panelinhas

Sempre que quiser bater um papo ou precisar de companhia, é só aparecer aqui!

Kisses,

Su