Ir para o conteúdo
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana
Menu
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana

Pergunta:

Oi Su! Mais pergunta. Eu estava lendo a resposta que você deu para uma menina sobre disciplina e castigo, e disse a diferença pq a disciplina é para os pais orientarem os filhos, então tem que ser um ensinamento, e castigo físico não é disciplina, é só castigo. Mas eu estava vendo aqui em casa, eu fui meio criada por minha mãe e minha avó. A minha mãe não me bate mais, mas grita muito e as vezes dá uns castigos meio sem noção, e eu acabo ficando estressada com ela. A minha avó usa o castigo físico, mas conversa explicando primeiro direitinho pq aquilo que eu fiz é errado, então não é castigo, ela me disciplina né? No fim eu tenho mais respeito por minha avó do que por minha mãe.

Então quem tá certo? A minha avó está pecando porque me bate? O pastor diz que pode, desde que seja com a intenção de corrigir. G.

Resposta da Sú:

Hello, G.! Para começar, bater nos filhos é contra a lei do nosso país. É só você olhar no Estatuto da Criança e do Adolescente, que você encontra online. Só isso já é motivo suficiente para ninguém usar essa forma de castigo. Abuso verbal (gritar, xingar, etc.) e castigos humilhantes também são formas abusivas e erradas de tratar os filhos. O ideal seria que sua avó não usasse o castigo físico. Afinal, será que uma boa conversa e talvez uma disciplina apropriada (por exemplo, proibir você de sair com os amigos por duas semanas, ou não ter acesso a internet, tv, etc. por alguns dias) já são mais do que suficientes, especialmente para alguém da sua idade. Mas, o fato de ela conversar com você já é uma coisa boa 🙂

Acho que seria bem legal você tentar falar com sua mãe e com sua avó e propor que vocês tentem resolver tudo no diálogo e com algumas restrições/proibições que vocês já podem deixar combinadas antes, caso seja necessário usá-las. Façam uma experiência. Procurem entrar em um acordo de evitar todo esse tumulto. E faça você a sua parte. Mostre para elas que você tem maturidade para entender as coisas sem precisar de gritaria, castigos sem noção e castigos físicos. Ter relacionamentos de paz e bom convívio em família são coisas que realmente alegram o coração de Deus.

Até a próxima, amiga!

Kisses,

Su

Pergunte a Su
  • Postado por Susana Klassen
  • Dia 01/04/2023
  • Às 11:09
  • Tags: avó, castigo, castigo físico, diálogo, disciplina, mãe
Susana Klassen

Susana Klassen

Susana Klassen traduz literatura cristã e escreve textos didáticos e paradidáticos para adolescentes. Leitora ávida de ficção, fã do U2 e mochileira em aventuras com seu marido/melhor amigo, Vander. Crescendo com Deus e com os irmãos na comunidade de Cristo.
Ver mais posts
PrevPost AnteriorOlá, Sú! Gostaria de pedir sua ajuda em uma coisa. As vezes, por x motivos, eu acabo conhecendo pessoas pelo Instagram, ou então eu conheço a pessoa na vida real e só falo com ela no Instagram. Porém, uma coisa que percebi é que quando estou conversando com meninos por mensagem, eu fico muuuito ansiosa. Eu fico querendo ver toda hora pra ver se a pessoa respondeu. Eu fico fazendo uma tempestade em copo d’agua e começo a pensar “não vou mais falar com essa pessoa nunca mais”. Dai é so ela me responder que esse pensamento acaba. Nesse momento eu estou conversando com um garoto que eu vi em uma festa, então achei o perfil dele e resolvi falar com ele. Até que ele puxa assunto, mas demora muito pra responder. Isso me deixa muito ansiosa. Estou pensando em “finalizar” a nossa conversa e não puxar mais assunto, apesar de eu querer muito fazer amizade com ele, mas tudo isso ta me deixando ansiosa. Então eu queria pergunta como a gente pode lidar com essa ansiedade que a gente sente em relacao a mensagens. Seria uma boa opção reservar um momento do dia só pra responder? Ou simplismente parar de ter conversas por mensagens, e usar somente pra emergencia? Pergunto não só pra essa, mas pra muitas situações. Aproveitando, outra coisa que eu queria perguntar tbm é: qual é o limite para tentar se aproximar de alguem, seja apenas por amizade ou com segundas intenções. Como saber se a pessoa ta sendo reciproca ou só esta sendo educada, e como saber a hora que a gente deve parar de insistir. É isso, obrigada pela sua atenção. Os seus conselhos são incriveis e sempre me salvam. <3 Aguardo sua resposta. S.
Próximo PostOii Su.. Bom, primeiramente eu vim comentar com vc novamente sobre aquela minha amiga que se mudou. […] . Enfim, talvez eu converse com ela como vc sugeriu, ou talvez eu deva deixar um pouco quieto, já que as atitudes dela demonstram que é melhor assim, por hora.
Ah, por fim, uma coisa que talvez se torne algo bom. Tem uma menina nova na minha igreja, quer dizer ela tá há alguns meses, mas entrou bem depois de mim. Ela mora na mesma direção que eu, e sempre vejo ela indo embora sozinha de a pé. Eu também vou de a pé sozinha, mas às vezes pego uber, por estar de noite. E pelo o q eu percebi, ela sempre está sozinha na igreja também (talvez não tenha sido incluída pelos jovens, igual eu, mas ainda não sei dizer). Eu estava indo de Uber pra casa no domingo, depois do culto, e a vi na rua indo embora sozinha. E aí eu tomei coragem, tomei a iniciativa e enviei mensagem pra ela :)) disse q reparei q ela vai embora sozinha, e q moramos na mesma direção, e aí eu disse que se ela quisesse, eu poderia ir embora junto com ela. Aí ela me respondeu e disse q seria bom q adoraria ter minha companhia. Eu tentei puxar assunto, perguntei se ela vai no evento de domingo, ela só respondeu “sim” kkkk aí eu pensei melhor não ficar insistindo, nem nada, só esperar. Até pq se formos embora juntas, vamos ter contato depois. Estou tentando não criar expectativas e também não ser super ansiosa e afobada. Vou só aguardar. Mas acho que isso poder ser algo lá na frente :) enfim espero q de certo a possível amizade. depois atualizo mais!! L.
Next
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.

Mundo Cristão – FaithGirlz

Sas © {{Y}}. Todos os direitos reservados.