Hello, M.! Entendo seu dilema, amiga. Para começar, saiba que mentir nunca é a melhor solução. Cedo ou tarde a mentira aparece, e isso só complica as coisas. Quando sua mãe descobrir que você mentiu, ela perderá toda a confiança em você, e isso significará mais regras, menos liberdade e outras dificuldades.
Por enquanto, o que você pode fazer é escolher não contar. Use esse tempo para conversar com Deus e pedir para ele lhe dar as palavras certas para conversar com sua mãe. E, então, conte para ela em linhas bem gerais (não precisa dar detalhes). Você pode dizer algo como: “Olha, mãe, foi o que aconteceu. Eu sei que você não concorda, mas, ainda assim, gostaria de continuar tendo sua amizade, seu apoio e suas orações em minha vida. Não quero perder o diálogo com você”. Peça a Deus que prepare o coração de sua mãe, para que vocês tenham uma conversa tranquila e respeitosa de ambas as partes.
Começar a vida sexual é um passo importante que exige maturidade – e ter maturidade significa ter disposição de aceitar as consequências de nossas escolhas também. Se sua mãe definir alguma disciplina, procure aceitar. Se parecer injusto, procure negociar com calma. Faz parte da vida adulta a gente conviver com aquilo que nossas decisões trazem.
Também faz parte da nossa maturidade entender que a gente não controla as reações dos outros. Talvez sua mãe fique brava, triste, decepcionado – tudo ao mesmo tempo. Tenha paciência com ela e peça para ela ter paciência com você também. Vocês estão aprendendo juntas e podem buscar juntas a ajuda de Deus para esse momento.
E, se parecer difícil demais falar com sua mãe, escreva uma mensagem ou grave um áudio. Às vezes, essa é uma forma de dar tempo de sua mãe refletir e não reagir de imediato.
Saiba que Deus tem muito prazer na verdade e ele nos ajuda de maneiras incríveis a sermos verdadeiras. Confie no cuidado dele, peça para Deus criar uma boa oportunidade e fale com sua mãe. Mesmo que as coisas pareçam se complicar inicialmente, posso lhe garantir que, em longo prazo, será muito melhor!
E passe aqui para conversar sempre que quiser. Estamos à disposição!
Kisses,
Su