Ir para o conteúdo
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana
Menu
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana

Pergunta:

Oi Su! Queria desabafar sobre uma questão (e pedir q vc ocultasse alguns pontos, por serem bem específicos).. Não sei se em algum momento comentei q faço parte de uma liga acadêmica na minha faculdade. Bom, mas já faço parte desde a fundação no final de 2023. E desde o ano passado eu assumi a presidência dessa liga.Essa liga é orientada por aquela minha professora cristã, q já comentei antes. Ela até me apoiou a assumir esse cargo, mas ao mesmo tempo sei q ela queria q o V. assumisse, ele é uma pessoa q ela gosta bastante. Mas bolei uma estratégia “política”, e consegui negociar com o V. pra ele ser meu vice, e assim consegui assumir como presidente, como eu queria. […]  Mas o negócio q tem me irritado é q esse V. não faz nada e não me ajuda em nada! Ele tem a fama de q pega várias coisas pra fazer, e no final não faz nada bem feito. […]  Enfim acho q é esse meu desabafo hahah :)  L.  /   Bom pegando um gancho nessa questão da liga, quero fazer outro desabafo (peço pra ocultar algumas coisas também :)). Tô meio chateada com a prof, e não sei bem o q pensar dessa situação. Ela abriu um projeto […] sse semestre só vão 4 pessoas participar. Desde a primeira vez q falei pra ela q eu poderia ir na primeira, me senti meio julgada, não sei explicar. Sentia q ela tava me olhando de canto de olho, e sempre me respondia q todos deveriam ter a oportunidade. Mas eu não impus nada, eu obviamente tava pedindo pra ela.[…]  Queria q ela falasse mais diretamente o q acha sabe? Se tem alguma coisa contra mim, contra eu ir, não sei.. pode ser coisa da minha cabeça? Pode… Mas queria saber se é ou não.. mas dificilmente vou ter contato pessoalmente com ela antes da reunião da liga, e daí tô meio angustiada por não conseguir resolver isso… L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Sempre bom encontrar você aqui, mesmo que seja para desabafos, kkk. Eu li tudo o que você escreveu e omiti a maior parte, seguindo sua instrução. Também coloquei as questões juntas, pois sinto que são relacionadas.

Enquanto em pensava em tudo o que você compartilhou, veio à memória algo que ouvi e que me marcou bastante: “Se você quer segurar água, precisa ter as mãos abertas (em forma de concha). Se fosse tentar agarrar a água e fechar as mãos, ela escorre e não sobre nada”.

Muito do que você compartilhou das duas situações é, sem dúvida, motivo para ficar chateada. As coisas com certeza não se desdobram do jeito que gostaríamos. E, quando não há diálogo aberto e honesto, fica ainda mais difícil. Entendo, portanto, que isso tudo tem deixado você irritada e frustrada.

Ao mesmo tempo, minha impressão é de que você está tentando “agarrar a água e segurá-la de mãos fechadas”. Talvez uma parte de sua frustração se deva ao fato de que as coisas não se encaminharam como você gostaria, como você achava que deveriam. Não significa que suas expectativas estejam todas erradas, mas talvez seja sinal de que você está tentando controlar o que não pode ou não deve ser controlado. Existe em todos nós, uma tendência muito natural de querer que nossos desejos sejam satisfeitos e de que as coisas corram conforme nossos planos. Um exemplo disso, foi o que você disse sobre a liga: “Mas bolei uma estratégia ‘política’, e consegui negociar com o V. pra ele ser meu vice, e assim consegui assumir como presidente, como eu queria”. Não estou avaliando se essa ação foi correta ou não. Esse não é meu papel aqui. Só queria mostrar para você que, em seu grande esforço de conseguir algo que você queria, você abriu espaço para uma porção de coisas que você não queria. Acho que é importante termos consciência clara de que é isso que geralmente acontece. E, quanto mais tentamos controlar essas situações, mais complicadas elas ficam.

Quem sabe se você abrir um poucos mãos, deixar a correr um pouco mais solta (não totalmente, é claro, kkk), isso estresse menos. Por exemplo, se você tem uma ação da liga e se você delegou tarefas, não faça aquilo que outros deixaram por fazer. Isso mostrará claramente que a falta de compromisso e responsabilidade tem consequências para todos. Pode ser que isso reflita negativamente em sua imagem de pessoa eficiente, mas você sabe a verdade e, com o tempo, é provável que ela fique evidente para outros.

E, quanto à outra questão, às vezes a gente precisa ser meio incisiva e pedir respostas claras para as coisas. Também pode ser válido, muito respeitosamente, dizer algo do tipo: “Tive a impressão de que você não ficou muito satisfeita com o que eu pedi/disse/sugeri. É só impressão minha? Acho que não estou entendendo bem o que você espera de mim.  Tem algo que, em sua opinião, eu deveria estar fazendo de forma diferente?”. Eu sei que não é fácil ter uma conversa desse tipo, mas ela pode abrir mais os canais de comunicação e tem o aspecto positivo de que mostra maturidade da sua parte.

Eu ainda estou aprendendo a “segurar a água com as mãos abertas”. Eses é um exercício para a vida toda. Mas, quanto mais a gente aprende a abrir mão um pouquinho do controle, mais paz a gente encontra. Aliás, uma coisa muito legal de lembrar é que, em última análise, a gente não controla nada. Deus é quem encaminha todas as coisas. E Deus sabe como fazer isso para o bem – nosso e das pessoas ao nosso redor. Uma vez que ele conhece o coração de cada um me também conhece o futuro, ele é a melhor pessoa para controlar tudo 🙂  Portanto, leve essas perplexidades e frustrações para ele. Peça ajuda e direção clara e confie que ele vai guiar você!

Que Deus continue abençoando seus estudos e todas as suas outras atividades!

Até a próxima 🙂

Kisses,

Su

Pergunte a Su
  • Postado por Susana Klassen
  • Dia 22/03/2025
  • Às 14:17
  • Tags: controle, diálogo, estudos, faculdade, relacionamnetos
Susana Klassen

Susana Klassen

Susana Klassen traduz literatura cristã e escreve textos didáticos e paradidáticos para adolescentes. Leitora ávida de ficção, fã do U2 e mochileira em aventuras com seu marido/melhor amigo, Vander. Crescendo com Deus e com os irmãos na comunidade de Cristo.
Ver mais posts
PrevPost AnteriorOi Su. Li sua resposta sobre a diferença entre castigo e disciplina e acho que entendi. A diferença não é se a mãe vai dar uma surra ou se vai tomar o celular, mas sim se vai fazer sem raiva e querendo passar uma lição, né? O que importa é a lição. Mas tem muita mãe que faz na hora da raiva mesmo. O problema também é que muito pastor não explica que a bíblia fala de castigo sem dizer que é uma disciplina. L.
Próximo PostEu tô gostando de um menino da escola mas não é da minha sala ele frequenta a mesma igreja que eu eu tenho 11 anos e meio e ele 13 ou 14 anos mas agente nunca se falou e eu tenho vergonha de falar com ele ou amigos dele e tenho medo de minha mãe ou meu irmão brigar com migo por causa da minha idade o que eu devo fazer? J.Next
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.

Mundo Cristão – FaithGirlz

Sas © {{Y}}. Todos os direitos reservados.