Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida F., sinto muito por você estar numa situação tão difícil, amiga! Concordo com você que não é sua obrigação cuidar de sua irmã mais nova e da casa. E também concordo que você deve aceitar a melhor oportunidade de trabalho que lhe aparecer, qualquer que seja o horário, e continuar seus estudos. Essas duas coisas são extremamente importantes. A meu ver, valeria a pena você tentar conversar com sua mãe novamente sobre isso, com muita calma, procurando explicar para ela que, apesar de sua disposição de ajudar, você também tem uma vida para viver. Ela é uma mulher adulta, que precisa assumir responsabilidade pelas decisões dela. E, se ela continuar se negando a cuidar de sua irmã, pode ser o caso de você entrar em contato com o Conselho Tutelar de sua cidade. Ao contrário do que dizem por aí, eles não vão logo levando crianças embora, sem mais nem menos. A primeira coisa que as assistentes sociais fazem é tentar ajudar sua família a encontrar soluções para essa crise.

Além disso, em minha opinião, seria muito bom se você pudesse compartilhar esse peso com alguma outra pessoa da sua família. Onde está sua outra irmã? Sua mãe tem parentes que poderiam intervir?

E quem é o pai de sua irmã? Ele é tão responsável por ela quanto sua mãe (e muito mais responsável por ela que você!). Em resumo, o que estou lhe dizendo é que você não deve assumir isso tudo sozinha, pois não vai ser uma ajuda verdadeira para sua mãe e vai prender você a essa situação indefinidamente.

E a coisa mais importante, prática e poderosa que você pode fazer é pedir socorro a Deus. Ele envia pessoas para nos ajudar e nos mostra saídas até mesmo em situações que parecem impossíveis. Conte para ele tudo o que está acontecendo. Conte o que está em seu coração, como você tem se sentindo. Peça para ele mostrar claramente qual é o próximo passo que você deve dar. Eu sei por experiência própria que, quando nos vemos “sem saída”, Deus cria uma saída – de maneiras surpreendentes! Saiba que você não está sozinha. Confie na bondade, no amor e no cuidado de Deus e ele lhe dará forças e sabedoria.

E, sempre que quiser conversar, desabafar, trocar uma ideia, estamos aqui, à sua disposição!

Kisses,

Su